Quer economizar energia? Pensar em reduzir gastos com aparelhos tecnol?gicos pode ser um bom come?o. Atualmente, ? poss?vel encontrar diversos dispositivos e projetos que prometem ajudar o usu?rio a economizar energia em casa e no trabalho. Confira a lista com algumas dessas inven??es e dicas de gadgets que podem te ajudar nessa miss?o.

Arduino 'pet' se comunica como animal de verdade ? sucesso no Kickstarter

- L?mpada inteligente que controla a luminosidade

Nanoleaf Bloom ? uma l?mpada inteligente e que dispensa gastos em estrutura (Foto: Divulga??o/Nanoleaf Bloom)

Embora muita gente n?o perceba, l?mpadas s?o um ponto essencial na economia de energia el?trica em uma casa. Sucesso no Kickstarter, a Nanoleaf Bloom ? um bulbo inteligente que promete ajudar o usu?rio a economizar sem ter que fazer investimentos na estrutura da casa e nem mesmo usar aplicativos para smartphones e tablets. O segredo do produto consiste na capacidade de interpretar e reconhecer comandos a partir de um interruptor comum, ajustando sua pot?ncia de acordo com a vontade do usu?rio. Conhe?a melhor o projeto que arrecadou milhares de d?lares e deve chegar ?s lojas em breve.

- Carregador de smartphones e c?mera a g?s

Kraftwerk ? um carregador port?til que usa uma fonte de energia pouco usual para alimentar smartphones e c?meras (Foto: Divulga??o/Karftwerk)

J? pensou em carregar um gerador de energia no seu bolso? Esse ? a ideia por tr?s do Kraftwerk, um carregador port?til capaz de gerar energia para celulares e GoPro por meio de g?s. O projeto bem-sucedido oferece ao usu?rio a possibilidade de conectar uma fonte g?s natural, o mesmo usado em isqueiros, e pode ser recarregado em at? tr?s segundos, com capacidade de carregar um iPhone at? 11 vezes. Al?m de economizar em casa, o produto pode ser uma ?tima alternativa para ?reas remotas e sem acesso ? rede el?trica. Conhe?a?mais detalhes sobre o Kraftwerk.

- Cooler que gela latinhas com luz solar

SolarCooler ? ideal para quem quer se divertir sem gastar muita energia el?trica (Foto: Divulga??o/SolarCooler)

Se voc? ? daqueles que gosta de aproveitar o fim de semana com amigos e fam?lia, mas est? preocupado com os gastos do freezer para gelar as bebidas, o SolarCooler pode ser o produto ideal para a sua casa. Esse container com carregamento solar ? capaz de manter as suas latinhas e garradas a uma temperatura de -10 graus, al?m de oferecer portas USB para carregar celulares e ligar caixas de som. Ou seja, ? o gadget perfeito para um fim de semana na piscina ou at? mesmo para levar para a praia. Saiba como o SolarCooler pode te ajudar a economizar na conta de luz.

- Na moda e com celular carregado

Jaqueta da Tommy Hilfiger aproveita caminhada ao sol para economizar energia em casa (Divulga??o/Tommy Hilfiger)

O Brasil ? um pa?s com sol na maior parte do ano e usu?rios podem aproveitar sua caminhada ao ar livre para gerar e

... nergia para os aparelhos. Para os meses de frio, essas jaquetas ecologicamente corretas s?o capazes de captar energia solar para recarregar at? dois dispositivos ao mesmo tempo. J? uma cole??o de vestidos pode agradar o p?blico feminino que quer gerar energia na rua para poupar em casa.

- Bola de futebol inteligente

Soccket ? capaz de fornecer luz por tr?s horas com apenas 30 minutos de jogo (Foto: Divulga??o/Socket)

O Futebol ? uma paix?o nacional e a Soccket pode transformar a sua pelada das horas vagas em economia de energia. Equipada com p?ndulos capazes de transformar movimentos em eletricidade, essa bola pode alimentar uma l?mpada LED por tr?s horas com apenas 30 minutos de jogo. Segundo o criadores do produto, a bola dispensa o uso de bombas para ench?-la e vem acompanhada por uma pequena l?mpada LED que pode ser usada para leitura ou abajur, por exemplo. Conhe?a mais sobre a bola de futebol que une divers?o e economia de energia.

- Carregadores port?teis movidos ? energia solar

XD Design Solar Sunflower ? um produto que serve para decora??o e economia de energia (Foto: Divulga??o/XD Desing)

A luz do sol ? uma das formas mais populares de conseguir energia para os seus gadgets e economizar energia. Pensando nisso, reunimos oito carregadores solares para quem quer recarregar seus aparelhos, pagar menos na conta de luz e ajudar o meio ambiente. A lista traz dispositivos port?teis, com design atraente, com alta capacidade e outras caracter?sticas que podem garantir uma longa vida para os seus smartphones, tablets e c?meras port?teis.

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos? Opine no F?rum do TechTudo.

- Escolha uma fonte econ?mica para o seu computador

Escolher uma boa fonte para o seu computador pode ser essencial na economia de energia (Foto: Divulga??o/Thermaltake)

Se voc? ? ainda ? usu?rio de desktop, seja na sua casa ou empresa, escolher uma fonte adequada pode ser um grande aliado na economia de energia. H? uma s?rie de dicas e sugest?es para quem deseja trocar a pe?a do seu computador por uma mais eficiente e que ajudar? a economizar no fim do m?s.?

- Tatuagem eletr?nica transforma suor em energia

Tatuagem desenvolvida nos Estados Unidos pode fazer horas de academia virar fonte de energia (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Pesquisadores da Universidade da Calif?rnia, nos Estados Unidos, criaram um pequeno biosensor que pode ser aplicado sobre a pele do usu?rio como uma tatuagem para gerar energia. A novidade utiliza como fonte o suor do usu?rio, o que pode ser atrativo para praticantes de atividades f?sicas ou em um pais quente como o Brasil. Com apenas dois ou tr?s mil?metros, o recurso sai com o tempo e n?o precisa de nenhuma interven??o mais radical no corpo. Confira mais detalhes sobre o projeto.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo