A Nera é uma motocicleta elétrica feita totalmente em impressora 3D, pela empresa alemã BigRep, especializada nesse tipo de tecnologia. Com design futurista, a moto teve todos os seus componentes confeccionados por impressoras da marca, com exceção das partes elétricas, como motor, conectores e bateria.

Embora seja a primeira moto feita por impressão 3D, o modelo não deve chegar ao mercado, já que consiste apenas em um estudo de design dos laboratórios de inovação da empresa. Sua proposta é diferente do LSEV, carro construído por impressoras 3D com previsão de estrear no mercado já em 2019. Apesar disso, a ideia representa um avanço nas tecnologias de construção de veículos sobre duas rodas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com design futurista, a motocicleta é composta por filamentos PLA, ProHT, ProFLEX e PETH, que são uma mistura de resinas TPU flexíveis com versões de nível industrial exclusivas da fabricante. Para isso, foram usadas cabeças de impressão de 0,6 a 1 mm. Cada camada deposta pela impressora na confecção das peças que formam a moto tem espessura entre 0,4 e 0,6 mm. A dispositivo usado no projeto, da própria BigRep, foi a FDM 3D.

Peças como rodas, garfos, quadro, assento e até os pneus – que não usam câmaras de ar – foram impressas. Na roda traseira, há um motor elétrico, além de uma bateria abrigada no centro do veículo. No lugar dos amortecedores, a Nera usa um sistema que divide a força dos impactos pelos suportes das rodas. No total, são apenas 15 componentes diferentes em todo o corpo da moto.

Medindo 190 cm de comprimento e 90 cm de altura, o protótipo é um estudo que enfatiza algumas das vantagens de processos de manufatura via impressão 3D. Ao contrário dos modelos tradicionais de fabricação, esse tipo de produção permite que a Nera seja feita com menos peças do que seriam necessárias normalmente.

Além da moto e do carro, essa capacidade de diminuir a complexidade de processos de construção também está por trás de outro estudo inovador que, em 2017, demons

... trou a viabilidade de imprimir uma casa de baixo custo completa em apenas 24 horas.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo