Para assinar documentos em PDF, os usuários podem recorrer a programas e truques no computador, assim, os arquivos não precisam ser impressos. Se você lida com muitos documentos digitais e não deseja usar impressora e scanner tradicional, existem alguns aplicativos e serviços que podem ajudar a criar uma assinatura no PC para aplicar em qualquer texto.

Como resultado, você não só economizar papel e tinta, mas também diminui o tempo entre o recebimento de um documento e o reenvio com ele devidamente assinado. Confira, a seguir, cinco maneiras de assinar usando ferramentas digitais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Scan e CamScanner

O celular pode ajudar na etapa de digitalização de sua assinatura antes de começar a assinar documentos. Adobe Scan e CamScanner são dois dos melhores aplicativos para Android e iPhone (iOS) que usam a câmera do telefone para escanear um papel com sua firma manuscrita e gerar uma imagem otimizada. Baixe um dos apps, aponte o celular para o papel assinado e, desde que você tenha boa iluminação no ambiente, o resultado será uma reprodução fiel da sua assinatura. Depois, basta enviar esse arquivo para o computador para usar em documentos.

2. Eversign

O Eversign é uma solução online que permite assinar documentos sem precisar instalar nada no PC. Por meio do navegador, ele permite criar uma assinatura com o mouse ou caneta na tela sensível ao toque do computador ou fazer upload de um arquivo de assinatura pré-existente — como os criados por Adobe Scan e CamScanner. Na modalidade gratuita, o Eversign permite assinar até cinco documentos por mês.

3. Smallpdf

O site de criação de PDFs online Smallpdf conta com uma função voltada para a assinatura de documentos. O recurso eSign permite fazer upload de assinaturas ou criar uma firma na hora pelo PC, seja usando a versão online ou o app para desktop do serviço. Depois, o documento pode ser salvo diretamente no Dropbox, Box ou Google Drive. Segundo a empresa, documentos e assinaturas são apagados automaticamente dos servidores após uma hora e são protegidos por criptografia de 256 bits, que garante a privacidade dos dados.

4. HelloSign

O HelloSign é outro serviço na nuvem que pode ser integrado ao seu serviço de e-mail para assinar documentos online. Sua principal função é adicionar um botão "Assinar" diretamente no anexo do e-mail. Além disso, ele permite obter arquivos diretamente de apps de anotações, como Evernote e Microsoft OneNote, muito usado em empresas. O serviço é pago, mas pode ser usado três vezes gratuitamente para testar os recursos e decidir se vale a pena comprar créditos.

5. Google Docs

Se o documento a ser assinado foi recebido no Gmail, é possível abri-lo diretamente no Googl

... e Docs para assinar e devolver rapidamente ao remetente. O serviço do Google conta com uma função própria que permite desenhar a firma usando o mouse, salvar e usar o manuscrito em qualquer documento aberto no navegador. A vantagem é que um documento assinado no Drive não requer download e upload para outros serviços, já que a assinatura é feita na nuvem, sem precisar baixar o arquivo.

Arquivo PDF não abre: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo