O portal Domínio Público disponibiliza livros para download grátis em formato PDF, além de fotos e músicas também livres de direitos autorais. O site foi desenvolvido pelo Governo Federal para incentivar o compartilhamento de mais de 500 obras clássicas de grandes autores de todo o mundo. O acervo apresenta livros indicados como referência para pesquisadores, professores e alunos que precisam desenvolver um trabalho acadêmico.

Obras em condição de domínio público são aquelas sobre as quais não incidem mais direitos autorais. Além de obras literárias, a plataforma oferece um vasto banco de fotografias, músicas e sons para download. Para saber como realizar buscas e encontrar livros gratuitos no site Domínio Público, siga as instruções que preparamos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Busca por obras literárias

Passo 1. Acesse o site (dominiopublico.gov.br) e configure os filtros de busca. Para encontrar livros, escolha a opção "Texto" para "Tipos de Mídia" e defina uma categoria para as obras que deseja encontrar. Você também pode definir a busca por autor, título do livro e selecionar o idioma da publicação. Para prosseguir, pressione o botão "Pesquisar";

Passo 2. Na lista de resultados, clique sobre o nome do livro que deseja baixar para abrir a página de download;

Passo 3. Nesse momento, dados da obra serão exibidos. Para prosseguir, pressione a opção "Baixar";

Passo 4. Você pode ler o livro no navegador ou escolher baixar o arquivo PDF. Para a segunda opção, selecione o ícone de seta no canto superior direito da tela.

Busca por músicas

Passo 1. Na ferramenta de busca, use a opção "Som" em "Tipo de Mídia". Em seguida, defina um estilo musical para a busca e pressione "Pesquisar";

Passo 2. Basta clicar sobre o nome de uma música para abrir a página de download do arquivo;

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre o player e escolha a opção "Baixar como" para realizar o download do arquivo em MP3 para seu computador.

Busca por fotografias

Passo 1. Na ferramenta de busca, defina "Imagem" em "Tipo de Mídia". Em seguida, em "Categoria", escolha a opção "Fotografia";

Passo 2. Clique sobre um dos arquivos listados para abrir a página de download;

Passo 3. Pressione o botão "Baixar" para a

... brir a imagem no navegador;

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção "Baixar imagem como" para realizar o download.

Use o site Domínio Público para encontrar livros, fotografias e músicas livres para download.

Fotos sumiram ao passar do celular para o PC: como recuperar? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo