O Windows 10 October Update tem um novo bug que vem atingindo computadores que rodavam Windows 7 e atualizaram para a versão mais recente do sistema. Segundo relatos de usuários, a atualização fez com que o software deixasse de reconhecer a licença original de fábrica, cancelando a ativação. Como consequência, os PCs das pessoas afetadas passaram a exibir uma marca d’água na área de trabalho.

A Microsoft reconheceu a falha e apontou erros em servidores como causa. “Lamento informar que há um problema temporário no servidor de ativação da Microsoft no momento e alguns clientes podem ter esse problema em que o Windows é exibido como não ativado”, disse um funcionário da empresa no fórum oficial. Desde então, a correção já foi liberada no Windows 10. Entenda melhor o caso e aprenda a driblar o bug no seu computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O erro de ativação aconteceu com usuários que fizeram upgrade do Windows 7 para o Windows 10 Pro recentemente, localizados principalmente nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Ao executar a atualização diretamente para a versão October Update, que é a última disponível, um problema nos servidores da Microsoft provocou um erro de ativação. Em uma mensagem de alerta, o sistema dizia que a licença presente no sistema era do Windows 10 Home, e não da versão Pro instalada.

Como consequência, o Windows passou a considerar a cópia não-ativada, exibindo a incômoda marca d’água no desktop. Segundo a Microsoft, porém, a medida não chegou a impedir o uso dos computadores afetados. Alguns usuários chegaram a considerar remover o Windows 10 Pro e instalar a versão Home na esperança de resolver o problema. Mas, a recomendação é ignorar o aviso de licença não reconhecida e evitar fazer modificações no sistema.

Como resolver

Nesta sexta-feira (9), a Microsoft liberou uma correção para o problema no assistente de solução de bugs integrado ao Windows 10. Veja a seguir como acessar o Assistente de Solução de Problemas para solucionar o bug.

Passo 1. Acesse as configurações do Windows 10;

Passo 2. Acesse o menu “Atualização e segurança”;

Passo 3. Navegue no menu lateral até a opção “Ativação”. Se seu Windows est

... iver livre de problemas, a tela exibirá a mensagem “O Windows está ativado”. Se houver alguma falha na licença, selecione a opção “Solução de problemas” para iniciar o assistente da Microsoft e obter a correção.

Restaurei o PC e o Windows Update não funciona mais: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo