Apps podem ajudar no hábito de beber água durante o dia. Disponíveis para celular com Android ou iPhone (iOS), os softwares grátis enviam alertas sonoros para lembrar o usuário de ingerir o líquido, a fim de criar uma rotina saudável. Os programas desenvolvem metas diárias de ingestão de água de acordo com o perfil da pessoa, e cada lembrete informa a quantidade correta para atingir esse objetivo.

Para você focar na sua saúde, o TechTudo reuniu a seguir cinco aplicativos gratuitos da Google Play e App Store que enviam notificações com lembretes para beber água.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Beber Água

Disponível para iPhone (iOS) e Android, o aplicativo Beber Água envia notificações para lembrar a pessoa de beber água. Os alertas são enviados em intervalos definidos pelo próprio usuário nas configurações, e informam quantos ml devem ser bebidos naquele momento.

Para identificar a quantidade ideal a ser ingerida por dia, o app solicita o peso do usuário, dados da rotina, como a hora de dormir e acordar, e uma meta diária a ser atingida, mas também indica a necessidade de uma opinião médica para identificar o número correto de líquido. Ao abrir o aplicativo, é possível visualizar quanto ainda falta para atingir o objetivo diário, além de um gráfico com a porcentagem obtida durante todo o mês.

Tempo de Beber Água

Também criado para enviar lembretes ao usuário para lembrá-lo de beber água, o Tempo de Beber Água utiliza um personagem (uma gotinha de água) para incentivar a ingestão do líquido. O app está disponível para iOS e Android e tem alertas sonoros próprios, diferentes dos sons do aparelho, para que seja mais fácil a identificação do momento de beber água.

Além de água, o app também contabiliza a ingestão de outras bebidas, como leite, suco, café e chá, além de permitir mudar o recipiente utilizado, de um copo para caneca ou garrafa. Também é possível informar se houve atividade física naquele dia, o que muda a necessidade de ingestão diária. Todas essas mudanças interferem no objetivo do dia.

Saldo de Água (ou Meu Balanço Hídrico)

Na App Store, este app é encontrado com o nome de Saldo de Água, mas na Google Play Store, ele recebe o nome de “Meu Balanço Hídrico”. Para usá-lo, o usuário pode sincronizar os dados do app Saúde, do iOS, do Google Fit, no Android, ou ainda preencher manualmente dados como sexo, peso e se pratica atividades físicas.

Além de enviar notificações para lembrar a ingestão de água, é possível informar quanto foi bebido naquele momento, para alcançar a meta diária. Também é possível dizer se o usuário bebeu outros líquidos naquele dia, como café, chá, iogurte, suco, leite ou vinho, por exemplo. O app tem um sistema de recompensas de troféus, que são adquiridos à medida que objetivos são conquistados, adicionar novas bebidas e aprender dicas sobre a água. Vale ressaltar que algumas dessas opções só estão liberadas na versão paga.

Beba Água

Disponível para Android, o app Beba Água - Water Drink Reminder solicita que sejam informados dados como o peso e a hora de atividades diárias para enviar os alertas. Ao sinalizar que bebeu um copo de água no momento do lembrete, é possível informar quanto foi ingerido naquele momento. Também é possível dizer se houve atividade física no dia e a intensidade dos exercícios, o que demanda uma quantidade diferente de perda e ingestão de líquidos. É possível ver o histórico de peso, de bebidas consumidas e personalizar os toques dos alertas.

Aqualert

O Aqualert também envia alertas com as porções de água

... necessárias para beber naquele momento. Nas configurações, é possível informar dados sobre seu corpo para identificar a quantidade ideal do líquido, como peso, nível de atividade física, gênero, se há gravidez ou aleitamento e a temperatura ambiente.

Um gráfico exibe o desenvolvimento do hábito de consumo de água, mostrando quanto foi ingerido nos últimos dias e meses. O usuário também receberá recompensas em troféus de acordo com a quantidade de dias seguidos que atingir a meta de ingestão de água. O app está disponível para iOS e Android.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo