O iOS 12.1 é a nova atualização do sistema da Apple, liberada para download gratuito nesta terça-feira (30). O software traz melhorias no FaceTime para facilitar a interação de usuários em chamadas em grupo e conta com uma seleção de mais de 70 novos emojis. Há ainda um recurso que promete melhorar as fotografias em Modo Retrato.

A atualização ainda estreia o suporte à função dual SIM (eSIM) nos novos modelos iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR, lançados em setembro durante o evento anual da empresa. O software será disponibilizado para usuários de iPhone 5S ou superior, iPad Mini 2 ou mais recente e iPod Touch de 6ª Geração. Veja todas as novidades do update na lista a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

FaceTime

Todas as melhorias do FaceTime são dedicadas às chamadas em grupo. Ao atualizar para o iOS 12.1, o recurso será capaz de organizar a interface de forma inteligente e oferecer destaque para a imagem e o som do usuário que estiver falando no momento. Além disso, uma chamada realizada para vários contatos ao mesmo tempo permitirá aos convidados entrarem de maneira silenciosa, sem atrapalhar uma conversa que já começou.

A Apple também integrou o FaceTime ao iMessage e, assim, habilita chamadas a partir de grupos de chat no mensageiro, similar ao WhatsApp. Outra mudança na ferramenta diz respeito à segurança, pois todas as chamadas via FaceTime passam a ser criptografadas de ponta-a-ponta, sejam ligações individuais ou em grupo.

Modo Retrato

Em modelos de iPhone com câmera dupla, o iOS 12.1 oferece mais flexibilidade na hora de ajustar o desfoque de fundo (efeito bokeh), conhecido como Modo Retrato. Além de mudar o grau de desfoque depois que a foto foi tirada, também será possível fazer a configuração na hora da captura. Com isso, o usuário deve ter um controle melhor sobre o resultado final, com mais chances de obter o clique perfeito da pessoa ou objeto em primeiro plano.

O controle de profundidade estará disponível na câmera frontal dos iPhone X, iPhone XS, XS Max e XR. Dessa maneira, o ajuste do foco pode ser aplicado ao Memoji. Segundo a Apple, a novidade resulta em uma melhoria no rastreamento de face em aplicativos de terceiros.

Novos emojis

O iOS 12.1 traz um acervo de emojis enriquecido com mais de 70 novas figuras. Os temas são variados e vão desde viagem, esportes, comida e animais, até bonecos carecas ou com cabelos ondulados, grisalhos ou ruivos. Os novos emojis também serão disponibilizados para usuários de macOS e Apple Watch por meio de atualização do sistema.

Dual SIM

Conforme prometido no lançamento da geração 2018 do iPhone, o iOS 12.1 estreia a compatibilidade do celular da Apple com a função dual SIM. Ao contrário de smartphones rivais, o iPhone não terá dois compartimentos para chip telefônico físico. Em vez disso, a empresa da Maçã aposta na tecnologia eSIM, capa

... z de cadastrar uma segunda linha virtualmente no aparelho para enviar e receber chamadas e mensagens SMS.

O funcionamento do Dual SIM inteligente, no entanto, depende de suporte da operadora. Por enquanto, o recurso pode ser usado nas principais operadoras de telefonia da América do Norte e de outros nove países na Europa e na Ásia. Ainda não há previsão de chegada do dual SIM para iPhone no Brasil.

Qual é o smartphone da Apple que vale mais a pena comprar? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo