Os alunos em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem contar com a ajuda de aplicativos de celular — Android e iPhone (iOS) — para estudar para as provas. Alguns serviços, como o G1 Enem, disponibilizam aulas em vídeo; no Enem O Globo é possível realizar exercícios, simulados e provas de anos anteriores; e comentários de professores também podem ser encontrados no app Me Salva!. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país.

O TechTudo reuniu cinco opções de aplicativos que podem ser aliados dos livros e ajudar a estudar para o Enem. A ideia é propor maneiras alternativas que podem complementar a rotina de atividades para o Exame. Todas as ferramentas são gratuitas e estão disponíveis nos sistemas operacionais mais populares do mercado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. G1 Enem

O aplicativo G1 Enem permite ao aluno escolher sobre qual assunto quer estudar, de acordo com as categorias abordadas no Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. Depois de selecionar o tema, é possível participar de um jogo de perguntas e respostas sozinho, com um amigo ou no modo de desafio aleatório. O aluno acumula pontos a cada resposta correta e, ao final, é possível compartilhar o resultado no Facebook.

Além do game, o app também tem diversas vídeo-aulas de aproximadamente um minuto cada, com explicações sobre matérias do Ensino Médio, ilustradas de forma didática.

2. AppProva

No AppProva, o aluno aprende através de um jogo de perguntas e respostas ou na realização de simulados. A aba "Jogar" oferece um quiz sobre cada disciplina do Ensino Médio separadamente ou a chance de participar de um grande game com todas as matérias. São perguntas de múltipla escolha, ilustradas com gráficos ou imagens, e que precisam ser respondidas no menor tempo possível.

O acesso aos simulados depende do cadastro de dados escolares. Para isso, o aplicativo tem um banco de informações com escolas de todo o país. Em seguida, basta selecionar a prova desejada e responder no tempo determinado. O AppProva exige um registro na plataforma com e-mail ou a partir de dados do Facebook ou Google.

3. Enem O Globo

Com o app Enem O Globo, o estudante pode responder simulados, assistir vídeo-aulas, fazer teste vocacional, além de acessar notícias e dicas sobre o Exame. A seção "Intensivão" permite selecionar um assunto específico de uma disciplina e acessar o conteúdo em texto, vídeo e exercícios com respostas comentadas.

O recurso também possibilita resolver questões de provas antigas do Enem desde 2010, em um teste criado especificamente para o aluno, de acordo com o assunto escolhido. A seção "Meu Enem" armazena informações do usuário, como resultados de avaliações realizadas, fichas de desempenho e gabaritos de provas.

4. TV Escola

Criado em parceria com o Ministério da Educação, o app TV Escola tem uma seção voltada exclusivamente para o Exame, chamado de "Hora do Enem". Na opção, os interessados podem acompanhar mais de 400 programas com conteúdos relacionados aos assuntos da prova. São aulas com mais de 20 minutos de explicação didática de professores de várias disciplinas.

5. Me Salva!

O aplicativo Me Salva! é voltado para estudos em geral, mas tem um direcionamento exclusivo para o Enem. O aluno pode selecionar as matérias de acordo com as quatro categorias exploradas no Exa

... me e, a partir daí, começar os estudos. Em cada grupo de conteúdo, vale definir um assunto específico para acessar os conteúdos.

As aulas são realizadas em vídeo, comentadas por professores da plataforma, e o serviço separa as lições já iniciadas para que o aluno continue de onde parou. Também é possível baixar o conteúdo para assistir offline. Os exercícios são de múltipla escolha e mostram respostas com observações. O Me Salva! tem muitas aulas gratuitas, mas os pacotes pagos oferecem mais opções de material.

Qual é o melhor aplicativo para estudar para o Enem? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo