O Facebook lançou, nesta terça-feira (9), o recurso Botão de Contexto, que permitirá aos usuários do Brasil obter mais dados sobre notícias compartilhadas na plataforma. A opção aparece na rede social como "Mais sobre este link" e "Compartilhado por amigos" e disponibiliza ao usuário artigos de diferentes fontes sobre a notícia exibida no feed, a fim de melhorar a qualidade da informação. Em post no blog oficial da empresa, a rede social declara que o objetivo da ferramenta é “proporcionar mais contexto às pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar”. A função também está disponível na Argentina, Colômbia e México.

O recurso Contexto já vinha sendo testada nos EUA desde o ano passado. Além das informações incluídas nos testes originais, o Facebook disponibilizará, em breve, duas outras ferramentas: “mais sobre este link”, que exibirá uma relação de outras histórias publicadas recentemente pelo veículo, e “compartilhado por amigos”, que mostrará quais amigos compartilharam determinada notícia.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O “Mais sobre este link” facilita a checagem da veracidade de uma notícia, trazendo informações como a descrição da Wikipedia sobre o veículo, artigos relacionados sobre o mesmo tópico e dados sobre o compartilhamento do material. Junto do post, aparece também o "Compartilhado por amigos", que mostra quais de amigos compartilharam o artigo na rede social.

Útil no combate às fake news, as ferramentas foram desenvolvidas com base nos comentários e contribuições de um grupo diverso de pessoas e veículos de comunicação, incluindo participantes do Projeto Facebook para Jornalismo.

Recentemente, em março deste ano, o Facebook se envolveu em um escândalo de vazamento de dados para uso eleitoral. Cerca de 50 milhões de usuários tiveram suas informações pessoais obtidas irregularmente pela empresa de marketing político Cambridge Analytica, envolvida na campanha de Donald Trump à presidência dos EUA, em 2016. O episódio resultou em pressão por parte das autoridades americanas e europeias e, desde então, a rede social tem se cercado de uma série de

... cuidados, investindo em ferramentas que garantam tanto a segurança quanto a transparência das informações veiculadas na plataforma, como o registro de anúncios políticos durante as eleições de 2018.

Via Facebook

Conta temporariamente bloqueada no Facebook: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo