Se a sua TV liga, mas permanece com a tela preta em vez de mostrar a imagem, saiba que existem algumas maneiras de diagnosticar o problema e tentar resolvê-lo. Mau contato nos cabos e entradas e erros de configuração são algumas das causas mais comuns para essa situação. Porém, o caso também pode ser mais grave, como defeitos no sistema de LED, por exemplo.

Para ajudar a solucionar esse tipo de problema, o TechTudo separou abaixo algumas dicas. Ainda assim, é importante destacar que, caso nenhuma delas funcione, o mais aconselhável é que o usuário procure por uma assistência técnica da fabricante.

Mau contato nos cabos ou problemas com adaptadores

Um dos problemas mais comuns está no mau funcionamentos dos cabos e de possíveis adaptadores utilizados na televisão. Caso algum deles esteja apresentando defeito, é bastante possível que isso esteja impedindo que a sua televisão funcione corretamente – nesse caso, deixando-a com a tela completamente preta.

Por isso, vale a pena testar esses mesmos cabos em outra TV – ou fazer o contrário: mudar os cabos da televisão. Feito isso, será possível descobrir se o problema é mesmo nesses gadgets ou não.

Problema no sistema de LED

Outro defeito que impede que a tela da TV exiba o conteúdo da maneira correta está no sistema de LED. Como todas as "luzinhas" estão interligadas, se apenas uma delas estiver com problema, já é suficiente para que todas as outras apresentem erros de reprodução. Em alguns casos, elas podem parar de funcionar completamente.

Para essa situação, a dificuldade é um pouco maior: se, ao diagnosticar o problema, a conclusão for que o defeito realmente está em um dos LEDs, o usuário precisa levar o televisor para o suporte. Dependendo do preço do conserto, pode ser mais válido até comprar outra televisão. Se essa for a sua situação, vale a pena checar os melhores preços no Compare TechTudo.

Erros de configuração

Muitas televisões costumam vir de fábrica com um recurso chamado "Energy Saving". Como o próprio nome sugere, sua função é diminuir o consumo de energia da TV. Uma das maneiras desse recurso economizar a luz é desligando o modo de vídeo da TV. Assim, quando essa função está ativada, a televisão passa a reproduzir apenas o áudio.

Como o recurso não é tão conhecido pelos usuários – e nem sempre é tão fácil de achar nas configurações da TV – a função acaba, na verdade, atrapalhando algumas pessoas. Portanto, caso você esteja passando por essa situação, procure nos "Ajustes" do seu aparelho a opção "Energy Saving" e desative.

Entradas e saídas da TV com defeito

Esse problema pode parecer óbvio, mas também é possível que passe despercebido por alguns usuários. Com o tempo de uso, as entradas e saídas da televisão podem começar a apresentar defeitos. Isso pode ocorrer por conta de sujeira acumulada ou pedaços de cabos que ficam presos, por exemplo.

Por esse motivo, como os aparelhos costumam ter mais de uma entrada e saída de vídeo, vale a pena testar o mesmo cabo em outras entradas. Dessa forma, o usuário pode ter certeza se o problema está ou não nas portas HDMI do dispositivo.

Procurar uma assistência técnica

Por fim, caso nenhuma das dicas acima solucionem o seu problema, o ideal é procurar por uma assistência técnica esp

... ecializada – e, de preferência, da própria fabricante da televisão. Dessa forma, poderá ser feita uma análise mais correta de qual é o real defeito da TV.

De modo geral, esse contato com a assistência pode ser feito via telefone, e-mail, chat ou até mesmo nas redes sociais das fabricantes. Caso não consiga se comunicar com a empresa, fazer um cadastro e escrever no Reclame Aqui é uma boa opção – geralmente, as companhias retornam com uma resposta em alguns dias.

Como atualizar a Netflix na smart TV da Samsung? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo