A Uber revelou, nesta terça-feira (25), três novidades para o aplicativo de transporte no Brasil. A primeira delas é o lançamento do Uber Lite, um app mais leve, que ocupa menos memória no celular e consome menos Internet. A empresa pretende oferecer a mesma experiência do aplicativo tradicional para usuários com celulares mais antigos ou franquias de dados limitadas.

Além disso, a Uber anunciou a chegada de um novo método de pagamento, o Uber Cash, em que o usuário faz uma recarga com créditos para seu aplicativo, de forma semelhante a um celular pré-pago. A companhia também reformulou totalmente a modalidade UberPOOL para oferecer corridas mais econômicas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Uber Lite

O novo aplicativo mais leve foi pensado para smartphones com pouca memória ou planos com menor franquia de dados. Por isso, o Uber Lite ocupa apenas 5 MB no celular, o equivalente a três selfies, de acordo com o vice-presidente da Uber, Manik Gupta, e funciona bem em condições ruins de Internet.

Para oferecer uma melhor experiência, o programa traz visual e funções diferentes do app tradicional. A ideia é que o usuário não precise fazer muitas escolhas na hora de pedir a corrida. Apesar disso, a Uber optou por não tirar recursos do aplicativo, o que significa que todas as funções de segurança, anunciadas recentemente, estão presentes na versão mais leve.

Sua interface prioriza o toque no lugar da digitação, o que é útil para celulares com tela menor ou mais lentos para responder. Além disso, o app reconhece a localização para mostrar pontos de referências e pode aprender os destinos principais do usuário. Outra novidade são os mapas sob demanda, que só aparecem na tela se forem muito necessários. Assim, é possível economizar a franquia de Internet.

O Uber Lite, que estava em testes na Índia, já está disponível para download em celulares Android no Brasil.

Uber Cash

O Uber Cash é a nova modalidade de pagamentos do aplicativo de transporte, pensada para quem não possui cartões de crédito ou débito, cerca de 33% da população, de acordo com o Banco Nacional. A ferramenta estará disponível a partir do dia 1° de outubro em todo o país e funciona de forma semelhante à recarga de créditos de um celular pré-pago: o usuário deve ir em um dos pontos de venda e efetuar uma recarga em sua conta. A proposta da empresa é oferecer a mesma praticidade do pagamento em cartão para quem não possui um, evitando os problemas com troco.

Os créditos não têm data de expiração e também podem ser utilizados para pedidos de comida pelo UberEATS. Há ainda a opção de resgatar pontos dos programas de fidelidade Smiles ou Nubank e transformar em créditos no app. Outra possibilidade é programar recargas com certa frequência por meio do cartão de crédito, com a vantagem de ganhar 5% de desconto nas corridas.

Novo UberPOOL

O UberPOOL, modalidade de corridas compartilhadas, foi totalmente reformulado para oferecer viagens em grupo mais baratas. De acordo com o Diretor de Produtos de Compartilhamento, Ethan Stock, o principal problema dessa categoria são as rotas mais longas, que fazem o usuário demorar mais para chegar ao seu destino.

Por conta disso, a nova tecnologia do Pool oferece rotas mais eficientes e retas. Assim, o usuário consegue ter maior certeza de seu horário de chegada, além de ter uma economia de até 35%, em relação ao UberX. Por outro lado, isso implica em pequenas caminhadas para chegar ao melhor ponto de encontro e em uma espera de até cinco minutos para que o app encontre o grupo que vai embarcar na mesma viagem. O novo UberPOOL chega em outubro para a cidade de São Paulo e será disponibilizado, em breve, para outras regiões do país.

Novidades para motoristas

A Uber também anunciou parcerias com outras empresas para oferecer mais vantagens aos motoristas. Juntamente com a I

... piranga, a companhia vai dar descontos de até 5% na compra de qualquer combustível. Além disso, em parceria com a Zenfinance, a Uber vai permitir que motoristas façam um financiamento de crédito para a instalação do kit de GNV em seus carros. Essa ação tem início na região Sul do país.

Outras iniciativas de mobilidade

Durante o anúncio das novidades, a Uber também revelou outras iniciativas de mobilidade para as cidades. A proposta da empresa é que, em breve, o aplicativo de celular seja capaz de substituir os carros particulares. Para isso, a companhia vem apostando nas bicicletas elétricas e nos patinetes, ambos em testes nos Estados Unidos. Outros planos futuros incluem aluguéis de carros particulares pelo aplicativo e a possibilidade de adquirir passagens de trem, ônibus ou metrô também por meio de um app. Além disso, a Uber trabalha no UberAir, projeto de carro voador, que deve entrar em testes em 2018.

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo