O Wattpad é um aplicativo de rede social de literatura. Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app conta com uma comunidade com mais de 65 milhões de leitores em cerca de 50 idiomas – incluindo o português. Estão disponíveis mais de 350 mil histórias, publicadas pelos próprios usuários do serviço, que podem ser acessadas de forma totalmente gratuita.

No tutorial a seguir, confira como se cadastrar e usar o Wattpad para baixar livros para ler offline no celular. O procedimento foi realizado em um Moto E4 rodando Android 7.1.1 Nougat.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Instale o app Wattpad em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, será necessário criar um cadastro gratuito. Você pode preencher os seus dados ou usar as informações da sua conta do Facebook ou Google. Na tela inicial do aplicativo, é possível pesquisar por histórias ou explorar os tópicos disponíveis.

Passo 2. Nos tópicos, você pode acessar histórias por categoria – como, por exemplo, ação, aventura, contos, fantasia e ficção. Já na aba "Recomendadas", você encontra as histórias em destaque com melhor avaliação dos leitores.

Passo 3. Ao abrir uma história, a capa é exibida em destaque. Logo abaixo, você pode tocar em "Ler" para abrir o livro ou no botão "+" para adicionar a história à sua biblioteca. Deslize a tela para cima para visualizar a sinopse.

Passo 4. Durante a leitura da história, você pode manter o dedo pressionado sobre uma frase para selecioná-la e compartilhar nas redes sociais – os botões aparecem no canto superior direito da tela. A leitura, por padrão, é na vertical. Ao chegar ao fim de um capítulo, deslize a tela para cima para abrir o próximo.

Passo 5. Durante a troca de capítulo, informações sobre o autor do texto e, eventualmente, algumas propagandas serão exibidas. Continue deslizando a tela para cima para acessar o próximo capítulo.

Passo 6. Ao fechar um livro, o Wattpad pergunta se você quer adicioná-lo à sua biblioteca para continuar a leitura, inclusive se estiver offline. A biblioteca pode ser acessada tocando sobre o segundo ícone na barra inferior.

Passo 7. Caso termine de ler ou queira remover um livro da sua biblioteca, você deve sele

... cioná-lo e tocar sobre o ícone "arquivar" (conforme indicado na imagem). A história selecionada, então, será movida para aba "Arquivo". O Wattpad informa que o livro voltará para a sua biblioteca caso receba atualizações.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo