O app e-Título permite consultar os postos de justificativa pelo celular. O recurso é útil para quem estará fora do seu domicílio de votação no dia da eleição e precisa justificar o voto. Dessa forma, é possível evitar penalidades como multa e o cancelamento do título – o que pode implicar em outros problemas, como a emissão de passaporte e para assumir cargos públicos.

No tutorial a seguir, saiba como usar o app e-Título para descobrir o posto de justificativa mais próximo de você pelo celular. O procedimento foi realizado na versão do aplicativo para iPhone (iOS), mas as dicas também valem para usuários de Android. É necessário ter a última versão do aplicativo instalada no celular – veja como atualizar os seus apps.

Passo 1. Abra o e-Título e toque sobre o botão de menu, no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, escolha a opção "Onde Justificar".

Passo 2. Selecione o estado e cidade em que você está e toque em "Consultar Onde Justificar". Os postos de justificativa serão exibidos logo abaixo.

Caso já tenha feito o recadastramento biométrico, o e-Título exibirá a sua foto e o app poderá ser usado para identificação do eleitor. Do contrário, será necessário portar um

... documento oficial com foto (como RG ou CNH) para fazer a justificativa.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo