O Google Chrome pode travar e afeta, principalmente, a memória RAM do PC. O browser, é mais popular do mundo e está presente em cerca de 66,87% dos PCs, segundo o levantamento da StatCounter em 2018, oferece diversos recursos e possibilidades de configurações e tem integração completa com a conta Google, Tudo iss pode sobrecarregar o desempenho do sistema no dia a dia. Soluções simples como reiniciar o navegadror, fechar abas ou desabilitar extensões podem ser úteis para o usuário que sofre com os travamentos.

Os procedimentos foram realizados em um computador com sistema operacional Windows, mas as instruções também servem para macOS e Linux. Veja a seguir problemas, erros e suas possíveis soluções.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reinicie o Chrome

Passo 1. Clique no menu de três pontinhos do Chrome e selecione "Sair", o que também pode ser feito ao pressionar as teclas "Ctrl + Shift + Q". A ação irá fechar o navegador completamente. Em seguida, abra novamente e confira se o problema foi resolvido.

2. Feche as abas

Passo 1. O Chrome consome muita RAM. Isso leva ao travamento em computadores com pouca memória. Para corrigir o erro, feche as abas que não estão sendo usadas;

Passo 2. Caso o Chrome continue a travar, combine as teclas "Ctrl + Alt + Del" para abrir o Gerenciador de Tarefas. Veja quais aplicações consomem mais memória RAM, toque sobre elas e aperte o botão "Finalizar tarefa".

3. Desabilite extensões

Passo 1. As extensões do Chrome consomem recursos do sistema, e algumas delas representam sobrecarga para o navegador. Desative todas os plugins não utilizados para melhorar o desempenho. Bastar acessar o menu, posicionar o cursor sobre "Mais ferramentas" e selecionar o item "Extensões";

Passo 2. Desative as chaves das extensões indesejadas, que ficarão cinza. Caso prefira, aperte o botão "Remover" para excluir os complementos indesejados. Esta segunda opção deve ser usada se encontrar uma extensão desconhecida, pois muitas são maliciosas e podem roubar dados.

4. Cheque conflito entre aplicativos

Passo 1. Programas podem entrar em conflito com o Chrome e atrapalhar o bom funcionamento do navegador. Para corrigir o problema, primeiro clique no menu do navegador e vá em "Configurações";

Passo 2. Desça a tela e clique em "Avançado" para expandir as opções de configuração;

Passo 3. Role a tela até o fim. Em seguida, clique na opção "Atualizar ou remover aplicativos incompatíveis";

Passo 4. O Google Chrome mostrará todos os aplicativos instalados no computador que podem interferir no desempenho. Pressione o botão "Remover";

Passo 5. O sistema vai abrir a janela de "Aplicativos e recursos" do Windows com o programa em questão já selecionado. Toque nele e pressione o botão "Desinstalar" para eliminar o serviço responsável por causar o travamento no navegador do Google.

5. Desative aceleração de hardware

Passo 1. Apesar de ser desenvolvido para melhorar o desempenho do Chrome, o recurso de aceleração de hardware algumas vezes pode causar problemas. Caso nenhuma das opções anteriores funcione, abra o menu de configurações avançadas, vá até a seção "Sistema" e desative a chave "usar aceleração de hardware quando disponível".

6. Teste a navegação com outro perfil

Passo 1. Troque seu perfil de usuário no Google Chrome para verificar se o problema está nas configurações da conta. Para isso, ab

... ra as configurações do navegador e, na seção "Pessoas", clique em "Gerenciar outras pessoas";

Passo 2. Siga os passos para a criação de um novo perfil. Depois, clique sobre ele para abrir uma janela do navegador — sem suas configurações — e confira se há travamentos. Caso não haja, isso significa que os congelamentos devem ser provocados por alguma configuração da sua conta.

7. Reinstale o Chrome

Passo 1. Mesmo após as alternativas anteriores, se o travamento persistir, provavelmente, o próprio Chrome está com problemas. Então, desinstale o programa e reinstale em seguida.

Google Chrome some com favoritos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo