É bastante comum que os celulares, após certo tempo de uso, comecem a apresentar travamentos ou ficarem lentos. E, apesar de ter um sistema operacional reconhecidamente fluido, o iPhone (iOS) também não escapa dessa realidade. Diversas situações podem fazer com que o iPhone trave, como falta de espaço interno e versão de iOS desatualizada. Porém, apesar da queda de rendimento “natural” do smartphone, é possível realizar algumas ações no aparelho que podem diminuir os bugs.

Fizemos alguns testes em um iPhone 8 Plus com iOS 11.4.1 e levantamos algumas causas para esse problema. Veja, abaixo, o que pode fazer o iPhone ficar travando e como solucionar essa questão.

Veja o que pode causar travamentos no iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Quer comprar um iPhone barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

O que pode fazer o iPhone travar?

Muitas pessoas compram o celular da Apple com a justificativa de que o “iPhone não trava”. Como o sistema operacional do aparelho é produzido pela própria Apple, ele realmente roda muito bem no iPhone. Ainda assim, caso o usuário não tome certos cuidados, os travamentos podem tornar-se rotina.

Existem algumas causas para possíveis travamentos do iPhone. Entre as principais, destacam-se as seguintes:

1. Armazenamento cheio

2. iOS desatualizado

3. Muito tempo de uso

Como nenhum celular está imune a esses problemas, é importante diminuir as chances deles começarem a sugir - ou acabar com eles. Por isso, separamos algumas dicas para evitar travamentos no dia a dia.

... h2>Como solucionar o problema?

1. Esvaziar o iPhone

Como manter a memória interna do iPhone cheia - os travamentos podem começar a aparecer com 80% do armazenamento utilizado - é uma das causas do problema, limpar o iPhone constantemente pode ser uma das soluções. Para isso, é importante saber como fazer backup no iPhone, como checar a memória interna do celular e como apagar arquivos.

De modo geral, as fotos e os vídeos são os que mais ocupam espaço no armazenamento, veja abaixo como apagar vários de uma vez:

Passo 1. Abra o app de Fotos do iPhone e escolha a pasta da qual você pretende apagar arquivos. Em seguida, no canto direito superior da tela, clique em “Selecionar”.

Selecione as fotos que serão apagadas (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Agora, em vez de clicar em cada foto, é só arrastar com o dedo da esquerda para a direta em cima da primeira foto e, depois, seguir arrastando-o para baixo. Dessa forma, todas as imagens e vídeos da fileira serão marcados, sem precisar ir em cada um deles. A seguir, toque no símbolo da lixeira, no canto direito inferior da tela, e clique em "Apagar fotos".

Confirme que você pretende apagar as fotos (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

2. Manter o iOS atualizado

Garantir que o sistema operacional do iPhone esteja atualizado é um dos modos de minimizar os travamentos do aparelho. Como as fabricantes costumam liberar updates constantemente para corrigir bugs e falhas, isso garante que o desempenho do celular seja sempre o melhor possível. Veja abaixo como saber se há atualizações disponíveis para o seu iPhone:

Passo 1. Abra os “Ajustes” do smartphone e toque em “Geral”.

Abra os "Ajustes" do iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Depois, selecione “Atualização de software”. Caso a existam updates, o iPhone irá te informar na página seguinte.

Confira se há atualizações disponíveis para o seu iPhone (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Procure uma assistência técnica

Por fim, se nenhuma das opções acima solucionar o seu problema de travamento no iPhone, o ideal é procurar por uma assistência técnica especializada da Apple, como ensinamos neste tutorial. Porém, certifique-se de que esse suporte está autorizado a realizar o reparo necessário no seu aparelho, se for o caso.

Como desbloquear iPhone 5 bloqueado pelo iCloud? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo