A Qualcomm anunciou que seu próximo chip será construído em processo de 7 nanômetros e virá acompanhado do modem Snapdragon X50, compatível com rede 5G. Na prática, isso significa que o futuro processador Snapdragon 855 terá mais eficiência energética, maior desempenho e, de quebra, terá compatibilidade com conexões mais rápidas. A promessa é de alcançar velocidades de até 5 Gb/s, até 50 vezes mais rápidas que o 4G atual em condições laboratoriais.

A expectativa é de que o novo chip seja anunciado até o fim do ano, quando tradicionalmente a fabricante faz um evento no Havaí (Estados Unidos). No entanto, fabricantes de telefones começaram a receber instruções para projetar equipamentos com o futuro motor de processamento.

Modem X50 da Qualcomm promete velocidades de 5 giga na Internet 5G (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quando se refere aos tais 7 nanômetros, a Qualcomm menciona uma unidade de medida usada para definir a distância entre terminais dos bilhões de transistores que formam o processador. Quanto menor essa distância, menor o caminho que a energia precisa percorrer dentro do circuito que forma o processador. Há dois impactos imediatos: o consumo de energia cai e a velocidade de processamento sobe.

Os atuais processadores Snapdragon 845, mais poderosos da marca, usam arquitetura 10 nanômetros.

Além do salto para um processo de manufatura de escala menor, a Qualcomm também anunciou que o novo processador terá modem 5

... G. O componente atende sob o nome de Snapdragon X50 e tem a capacidade de atingir 5 GB/s de velocidade de download. Suportando a tecnologia MIMO e capaz de conectar-se simultaneamente em 4G e 5G, o modem X50 foi anunciado pela marca ainda em 2017.

5G vem aí

A confirmação do suporte ao 5G no novo processador da Qualcomm sinaliza para o ano de 2019 com lançamentos de aparelhos avançados compatíveis com essas novas redes. Com possibilidade teórica de velocidades de até 5 Gb/s, o 5G pode acabar sendo 50 vezes mais rápido que as melhores redes 4G da atualidade, estacionadas nos 100 Mb/s (megabits por segundo).

Por conta disso, a capacidade do modem X50 trabalhar com 4G e 5G ao mesmo tempo acaba sendo importante, já que celulares equipados com essa tecnologia podem acabar sendo lançados em países em que implementação do 5G ainda levará alguns anos.

No Brasil, a situação é ainda mais complexa porque a instalação de infraestrutura de rede 5G depende da desobstrução de uma faixa de frequências hoje usadas por serviços de TV-RO de antenas parabólicas. A responsabilidade pela solução do impasse é da Anatel.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo