Donos de celular com acesso a 4G, plano pré-pago e cobrança diária podem ter créditos descontados mesmo sem usar a internet. Isso acontece devido a uma característica inerente da tecnologia, que usa a rede de dados para transmitir informações com a operadora. A recomendação das empresas é desativar a conectividade 4G para evitar cobranças desnecessárias e ativar apenas quando você quiser usar a Internet.

No passo a passo a seguir, aprenda a desativar e reativar o 4G no iPhone para evitar gastar créditos. O procedimento foi realizado em um iPhone 8 com iOS 12, mas as dicas também valem para outros modelos do telefone da Apple.

Saiba como desativar o 4G do iPhone para evitar cobranças pelo uso de dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Quer comprar um iPhone barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Passo 1. Acesse os "Ajustes" do iPhone e toque em "Celular". Em seguida, abra "Opções de Dados Celulares".

... 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">

Acesse as configurações de dados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Ativar 4G" e, por fim, marque a opção "Inativo". Dessa forma, os dados serão transmitidos pela rede 3G.

Desativando a rede 4G do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Posteriormente, quando você quiser usar a Internet, ative novamente o 4G em "Opções de Dados Celulares", selecionando a opção "Voz e Dados". Ao desligar a internet, lembre-se de desativar também o 4G para evitar cobrança no dia seguinte.

Reativando a conectividade pela rede 4G (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com essas dicas, você poderá evitar cobranças desnecessárias nos dias que não precisar se conectar à Internet no iPhone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo