O Doodle desta quinta-feira (16) celebra o aniversário de 187 anos de Ebenezer Cobb Morley. A ilustração na página inicial do Google exibe um jogo de futebol e, ao centro, três imagens diferentes do inglês, sendo que em uma delas Ebenezer escreve algo com uma pena. O desenho refere-se ao maior feito da vida do homenageado: a criação das regras do futebol.

... to: Reprodução/Google)">

Doodle do Google comemora aniversário do "pai do futebol" (Foto: Reprodução/Google)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quem foi Ebenezer Cobb Morley?

Ebenezer se formou em Direito, mas sempre demonstrou forte interesse em esportes. Na época (século XIX), o futebol era um jogo muito violento e desorganizado, conforme indica a partida ilustrada pelo Doodle. Assim, ele decidiu estabelecer regulamentações para diminuir a brutalidade do esporte. Então, Ebenezer se encontrou com vários jogadores ingleses de diferentes times e cidades, até formular, em 1863, um conjunto de regras que acabou se tornando a base do futebol jogado na Inglaterra.

Conhecido como o pai do futebol moderno, Ebenezer não só auxiliou a regulamentar o jogo, como também esteve diretamente envolvido na fundação da Football Association (Associação de Futebol da Inglaterra), entidade mais antiga a controlar a modalidade em um país. Ele foi secretário honorário da instituição de 1893 até 1866, para então tornar-se o presidente da associação por sete anos. Ebenezer faleceu em Londres no dia 20 de novembro de 1924, aos 94 anos.

Via Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo