A LCK 2018, a Liga dos Campeões da Coréia, é um torneio parecido com o CBLoL, divido em duas temporadas por ano. A Summer Season, ou “Temporada do Verão”, encerrou a fase de classificação nesta quinta-feira (9). Das dez equipes que participam da competição, apenas as cinco primeiras disputarão os playoffs - no formato de escalada - em busca do título do campeonato e da vaga no Mundial de LoL 2018.

A Liga Coreana de League of Legends é considerada a mais importante do cenário competitivo de LoL, visto que suas equipes são as maiores vencedoras dos campeonatos internacionais. A KT Rolster garantiu a primeira colocação na temporada regular e conquistou a passagem direta para a final da competição. A estreante Griffin - equipe campeã da Série de Promoção da LCK - surpreendeu a todos se classificando na segunda colocação.

SKT T1, de Faker, está fora dos playoffs da LCK Summer 2018 (Foto: Reprodução/Fomos)

A grande decepção deste split ficou para a SKT T1. A maior equipe na história do game terminou em sétimo lugar, com apenas oito vitórias - em 18 séries disputadas - e não se classificou para a fase de playoffs. O mau desempenho na temporada anterior - em que perdeu na segunda fase da escalada - foi uma vitória se comparado ao momento atual da equipe. Veja, a seguir, os detalhes das equipes classificadas para próxima etapa da LCK 2018.

KT Rolster

A KT Rolster é uma das equipes mais antigas do cenário competitivo de LoL coreano. Fundada em 2012,

... e pertencente ao grupo keSpa. Ela é atualmente a vice campeã do Rift Rivals Coreano. Sua trajetória na LCK 2018 Summer, não foi das mais fáceis. O time passou grande parte da competição lutando pela última vaga dos playoffs.

Mas, a partir da quinta semana, a equipe arrancou da sexta para a primeira posição - conquistada na última rodada após vencer a SKT T1 por 2 a 0. O mid-laner Son “Ucal” Woo-hyeon é um dos responsáveis pelo crescimento da equipe. O jogador, além de ajudar sua equipe a se classificar para a final, está na disputa para ser o MVP (melhor jogador) da temporada.

KT Rolster se preparando para mais um jogo na LCK (Foto: Reprodução / KT Rolster)

Line up da KT Rolster

Song “Smeb” Kyung-ho (top)

Go “Score” Dong-bin (jungle)

Lee “Rush” Yoon-jae (jungle)

Son “Ucal” Woo-hyeon (mid)

Kim “Sssun” Tae-yang (mid)

Kim “Deft” Hyuk-kyu (adc)

Cho “Mata” Se-hyeong (suporte)

Oh “ZanDarc” Chang-jong (coach)

Griffin

A equipe recém-chegada da Série de Promoção para a LCK 2018 surpreendeu o mundo do LoL. Desde o início da competição, a equipe apresentou excelentes jogadas e mostrou que não seria apenas coadjuvante. Em seu primeiro grande teste, a Griffin derrotou a multicampeã SKT T1 por 2 a 0, e depois a atual campeã, Kingzone DragonX. O ad-carry Park “Viper” Do-hyeon se destacou, assim como o top-laner Top Choi “Sword” Sung-won, e foi o líder na maioria das estatísticas do time durante o campeonato.

A novata Griffin terminou a primeira fase em segundo lugar, empatada em pontos com a líder KT Rolster, atrás apenas no número de partidas ganhas. Com os resultados e o desempenho apresentado, aparece como uma forte candidata ao título.

Line up da Griffin:

Choi “Sword” Sung-won (top)

Lee “Tarzan” Seung-yong (jungle)

Jeong “Chovy” Ji-hoon (mid)

Shin “Rather” Hyeong-seop (mid)

Park “Viper” Do-hyeon (adc)

Son “Lehends” Si-woo (suporte)

Kim “cvMax” Dae-ho (coach)

Kingzone DragonX

A Kinzone DragonX entrou no cenário competitivo de LoL em 2018, após absorver a line up da antiga Longzhou Gaming. A atual campeã da LCK Season Spring 2018 ("Temporada de Primavera"), com recorde de vitórias (16), esteve durante toda a fase de pontos na zona de classificação para os playoffs.

O grande campeonato feito por Kim “Khan” Dong-ha e Gwak “Bdd” Bo-seong - primeiro e segundo lugar, respectivamente, na disputa de MVP - ajudou a equipe a se classificar com tranquilidade. Com jogos consistentes, a KZ terminou a fase regular da competição na terceira colocação, empatada com os demais no número de séries vencidas - os campeões aparecem novamente como favoritos ao título.

Khan foi o destaque da KZ, na LCK 2018 (Foto: Divulgação / Riot Games)

Line up da KZ DragonX

Kim “Khan” Dong-ha (top)

Kim “Rascal” Kwang-hee (top)

Moon “Cuzz” Woo-chan (jungle)

Han “Peanut” Wang-ho (jungle)

Gwak “Bdd” Bo-seong (mid)

Kim “Pray” Jong-in (adc)

Kang “GorillA” Beom-hyeon (suporte)

Kang “Hirai” Dong-hoon (coach)

Gen.G esports

A Generation Gaming, antiga Samsumg Galaxy, é uma das equipes mais tradicionais da Liga Coreana. Mesmo com a mudança no nome da organização, a line up permaneceu a mesma que conquistou o Mundial de League of Legends de 2017 - vencendo a SKT T1 na grande final.

A equipe chegou a liderar a LCK Summer 2018 na primeira semana, perdendo o posto para a Griffin na rodada seguinte, e se manteve entre os quatro primeiros durante toda a competição. Com um jogo sólido - e boas atuações de Song “Fly” Yong-jun - garantiu a quarta colocação, empatado em séries com os três primeiros colocados, e se classificou para a fase de escalada, na qual enfrentará a Afreeca Freecs.

Fly, destaque na campanha da Gen.G na LCK 2018 (Foto: Reprodução / Gen.G)

Line up da Gen.G

Lee “CuVee” Seong-jin (top)

Moon “MONG” Chang-min (top)

Kang “Ambition” Chan-yong (jungle)

Kang “Haru” Min-seung (jungle)

Lee “Crown” Min-ho (mid)

Song “Fly” Yong-jun (mid)

Park “Ruler” Jae-hyuk (adc)

Jo “CoreJJ” Yong-in (suporte)

Kim “Life” Jeong-min (suporte)

Choi “Edgar” Woo-beom (coach)

Afreeca Freecs

A Afreeca Freecs conquistou a última vaga para os playoffs. A atual vice-campeã da LCK Springs 2018 garantiu a quinta posição após derrotar por 2 a 0 a Jin Air Green Wings, contando com a derrota da Hanwha Life Esports pelo mesmo placar para a KT Rolster. A equipe teve um bom desempenho, porém abaixo do esperado em jogos decisivos: perdeu para a HL Esports, sua concorrente direta. Mesmo com uma temporada apenas regular, o time está nos playoffs da competição.

Afreeca Freecs ficou com a ultima vaga para os playoffs (Foto: Reprodução/Fomos)

Line up da Afreecs

Kim “Kiin” Gin-in (top)

Park “Summit” Woo-tae (top)

Lee “Mowgli” Jae-ha (jungle)

Lee “Spirit” Da-yoon (jungle)

Lee “Kuro” Seo-haeng (mid)

Lee “Ruby” Sol-min (mid)

Ha “Kramer” Jong-hun (adc)

Kim “Aiming” Ha-ram (adc)

Park “TusiN” Jong-ik (suporte)

Son “Jelly” Ho-gyeong (suporte)

Cho Gye-hyeon (coach)

Tabela de Classificação

A etapa de classificação LCK Summer 2018 foi muito disputada, com quatro equipes ficando empatadas na primeira colocação. Mas, além dos times que disputaram o título da competição, o campeonato tem os dois últimos colocados, que participarão da Série de Promoção tentando se manter na elite do LoL Coreano. Confira, a seguir, como ficou a tabela de pontos.

Tabela de Classificação da LCK Summer 2018 (Foto: Divulgação / ONG)

Sequência da competição

A competição continua a partir do dia 12 de agosto, com os jogos dos playoffs. Assim como no CBLoL, a fase final da LCK é no formato de escalada e em séries md5. Veja a seguir, a data dos proximos confrontos.

  • Fase um: 12/08 - Afreeca Freccs x Gen.G
  • Fase dois: 15/08 - Vencedor x KZ DragonX
  • Fase três: 18/08 - Vencedor x Griffin
  • Final: 08/09 - Vencedor x KT Rolster


>>> Veja o artigo completo no TechTudo