League of Legends conta com o seu próprio dicionário, recheado de termos e siglas usadas para descrever os mais diversos atos e técnicas do game. Apesar de muito populares, essas palavras nem sempre são fáceis de compreender, especialmente por novatos no MOBA. Confira o guia com as principais gírias do LoL.

Gank

Gank ou 'gankar' é o ato de emboscar um ou mais adversários de surpresa no League of Legends, usando de superioridade numérica para derrotá-los com mais facilidade. A técnica funciona muito bem contra adversários muito avançados ou fora de posição, que se tornam presas fáceis para o Jungle.

Gankar significa emboscar rivais em League of Legends (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Cait

Cait ou "caitar" é a jogada em que o atirador dispara contra o inimigo enquanto se afasta dele. A técnica é ideal para continuar causando dano, enquanto mantém boa distância de campeões capazes de vencer combates de curta distância.

Pick Off

Mais comum no final das partidas, o Pick Off é o ato de isolar um dos campeões rivais para tornar o combate contra ele mais fácil. Essa é uma boa alternativa para equipes em desvantagem no placar, que perderiam um embate time contra time.

Wardar

Wardar é o ato de posicionar uma sentinela ou totem de vigilância em algum ponto do mapa de League of Legends. Esses itens garantem visão completa da área escolhida, e ajudam a evi

... tar emboscadas dos rivais.

Wardar é posicionar sentinelas no mapa de League of Legends (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Backdoor

A gíria faz referência a jogadas em que um ou mais jogadores que conseguem passar despercebidos pelos adversários e derrubar torres ou até mesmo o Nexus. Isso geralmente acontece a favor de um time que está sendo pressionado contra sua base.

Leash

Leash é usado para descrever a técnica em que outro campeão ajuda o Jungle a derrotar os monstros da selva. Assim, o processo se torna mais rápido e o Jungle perde menos de sua barra de vida.

Freezar

Freezar é o ato de paralisar o avanço da sua onda de minions, apenas desferindo o último golpe para garantir o gold e experiência. Dessa forma, você dificultará o farm do seu adversário, já que ele vai ficar exposto aos seus ataques.

Freezar é o ato de paralisar o avanço de suas tropas no League of Legends (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Poke

Poke é o termo usado para descrever pequenos ataques não-letais aos campeões inimigos. Geralmente esses golpes são desferidos enquanto um adversário avança em direção a um minion, e servem para drenar sua vida lentamente e facilitar um eventual gank.

Split Push

A gíria é usada para descrever a estratégia de focar os seus esforços em derrotar as tropas inimigas o mais rapidamente possível. Assim, será mais fácil chegar até a torre inimiga e até mesmo derrubá-la enquanto o seu time enfrenta os outros jogadores.

Split Push consiste em avançar pela lane com ajuda dos minions (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Smurf

Smurfs são jogadores habilidosos e experientes de League of Legends que criam novas contas com o intuito de enfrentar jogadores novatos ou de elos inferiores. Considerada por muitos uma trapaça, a técnica é bastante usada para preservar o seu ranking quando for jogar com amigos.

CC

CC é a singla para crowd control, ou controle de grupo. Tratam-se de habilidades que afetam a mobilidade dos campeões adversários, como paralisia, atordoamento, enraizamento, lentidão, provocação e arremesso.

Engage

Engage tem exatamente o mesmo significado de iniciação, que é o ato de começar um combate contra o time rival usando uma ou mais habilidades, geralmente de crowd control, e aproveitando seu efeito para investir contra o campeão.

Ace

Ace é um termo usado para descrever quando uma equipe inteira é eliminada. É um feito importante para um dos times conseguir eliminar a equipe rival por completo em uma partida de LoL.

Peel

Quando um membro da equipe protege um aliado para que ele possa fazer dano, o ato é conhecido como Peel. É um meio de proteção importante para aumentar o potencial de causar dano de um dos membros do time.

O site da Riot possui um glossário oficial completo em que é possível buscar a palavra que você tem dúvida e descobrir o significado.

Como mostrar maestria no LoL? Comente no Fórum do TechTudo!

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia LoL, patrocinado pela Riot.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo