Mesmo após alguns melhoramentos ao longo dos anos, o aplicativo nativo de Mapas do iPhone e outros produtos Apple está longe de figurar entre os melhores da categoria. A própria fabricante reconhece a situação: em entrevista ao site TechCrunch, o vice-presidente de software e serviços Eddie Cue disse que a companhia trabalha na reformulação completa da plataforma. Mudanças podem surgir no iOS 12 Beta, edição de testes que está disponível para usuários.

O serviço depende de dados fornecidos por OpenStreetMap e TomTom, entre outras empresas especializadas em mapas. São comuns reclamações de usuários sobre localidades com informações desatualizadas ou imprecisas. “Estamos trabalhando para criar o que esperamos que seja o melhor aplicativo de mapas do mundo", contou o vice-presidente.

apple-mapas-home1 (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A ideia é seguir os passos de seu principal concorrente, o Google Maps, criando uma base de dados própria e sólida, e que seja atualizada com mais rapidez. “Decidimos fazer isso há pouco mais de quatro anos. Percebemos que, considerando o que queríamos fazer e onde queríamos chegar, precisávamos fazer isso sozinhos”, completou Cue.

Uma das novidades será a vantagem de atualizar e corrigir dados em tempo real no novo sistema de mapeamento. A infraestrutura de mapas permitirá que a Apple acrescente obras e alterações nos trajetos mais rapidamente, o que não ocorre no app atual. Para o monitoramento de ruas e rodovias, a nova versão deve usar dados coletados por vans da empresa durante os últimos anos.

... r">

Priorizando a privacidade, Apple está utilizando vans próprias para a coleta de dados (Foto: Divulgação/TechCrunch)

De acordo com o TechCrunch, o veículo especial é equipado, entre outras coisas, com um Mac Pro, um iPad e câmeras de alta resolução. A promessa é que o sistema possa identificar áreas de verde, vias de pedestres, prédios e fluxo de carros pessoas - através da coleta de dados vetoriais. Através de softwares, o data center da Apple irá eliminar das imagens informações particulares, como rostos e placas de carros, assim como ocorre com o rival Google Maps.

Em termos de layout, grandes alterações não serão observadas, pelo menos nesta fase inicial. "Você não verá grandes mudanças de design nos mapas. Não queremos combinar essas duas coisas ao mesmo tempo, porque isso causaria muita confusão", revelou Cue.

Inicialmente apresentando apenas alguns pontos da Califórnia, onde as vans circulam desde 2015, as mudanças já estarão disponíveis em breve na versão beta do iOS 12.

Com informações: TechCrunch e 9to5mac

Qual o melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Participe da conversa no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo