O Instagram anunciou nesta segunda-feira (2) uma nova função para ajudar os usuários a gerenciarem o tempo que passam na rede social. Com a mensagem “Você Está Atualizado - você viu todos os novos posts dos últimos dois dias”, o aplicativo vai indicar que não há mais novidades no feed a partir do ponto em que o alerta aparecer.

Segundo o Instagram, o recurso deve chegar a todos os apps para Android e iOS (iPhone) a partir de hoje. A mudança faz parte da preocupação da empresa com os usuários que têm dificuldade em controlar as visualizações e acabam passando tempo demais na rede social, com rolagens e distrações infinitas.

Nova mensagem no Instagram vai avisar quando todos os posts já estiverem visualizados (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A mensagem “You’re All Caught Up” (“Você Está Atualizado”, em tradução livre) deverá aparecer entre um post e outro do feed. Acima do alerta ficarão todas as novidades recentes. Abaixo, as publicações que já foram visualizadas e as fotos ou vídeos postados há mais de dois dias. Dessa forma, todos poderão ficar cientes de que não vão perder posts importantes caso parem de deslizar o feed — evitando também a síndrome FoMO.

... >

Alerta irá aparecer no meio do feed e deve dividir publicações recentes e antigas (Foto: Divulgação/Instagram)

Preocupação com usuários

Em maio, o CEO do Instagram, Kevin Systrom, confirmou em seu perfil do Twitter que a rede social de fotos está fazendo testes de um recurso chamado "Usage Insights" para tornar o gerenciamento de tempo de uso do app mais fácil. A função, ainda sem previsão de lançamento, deverá permitir que os usuários vejam há quantas horas estão online na plataforma — uma forma de também ajudar a reduzir excessos.

Controle do tempo

Além da nova mensagem "Você Está Atualizado" e enquanto o "Usage Insights" não é lançado, há alguns meios de controlar o tempo que passa na rede social, como utilizando o aplicativo Quality Time no Android, ou até mesmo com os Ajustes do Sistema no iPhone. As soluções são úteis enquanto aguarda o lançamento do iOS 12 e do Android P, atualizações que deverão oferecer funções nativas nos sistemas operacionais para identificar excessos.

Como tirar o "online" do Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo