A Apple conta com um programa de testes de software beta para o macOS. As versões preliminares do sistema são destinadas a desenvolvedores, mas qualquer usuário pode baixar e instalar. Essas compilações costumam trazer diversas novidades que só chegarão meses depois – como é o caso do recém anunciado macOS Mojave.

Confira, no tutorial a seguir, como ingressar no programa de software beta da Apple e instalar as versões de testes do macOS em seu iMac ou MacBook. No entanto, é importante ressaltar que trata-se de um software em desenvolvimento e, por isso, pode apresentar travamentos, incompatibilidades com alguns aplicativos e bugs.

Mac App Store ganha reformulação no macOS Mojave (Foto: Divulgação/Apple)

Faça backup

Antes de qualquer coisa, é importante fazer um backup completo do seu Mac para se prevenir caso algo dê errado durante a instalação ou para retornar à versão anterior do sistema caso seja necessário. Para isso, você pode usar o Time Machine para criar uma cópia dos seus arquivos em um HD externo.

Inscreva-se no programa de testes da Apple

Passo 1. Acesse o site do programa de software beta da Apple (beta.apple.com), selecione o botão azul de "Sign up" e faça login em sua conta iCloud. Em seguida, assinale "Accept" para concordar com os termos do contrato;

... 921%;">

Entre para o programa de testes da Apple (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, na aba "macOS", role a tela até a seção "Get Started" e escolha a opção "enroll your Mac";

Inscreva o seu Mac para receber software beta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Vá até a seção "Enroll your Mac" e selecione "Download the macOS Public Beta Access Utility" para baixar o utilitário de configuração;

Baixe o utilitário de configuração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Abra o arquivo baixado, execute o instalador e selecione "Continuar", no canto inferior direito da janela;

Execute o utilitário no seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Escolha "Continuar" e "Concordar" para confirmar que você aceita os termos do contrato;

Concorde com os termos do contrato (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, selecione "Instalar" e digite a senha de administrador do sistema. Após a instalação ser finalizada, basta fechar o assistente.

Confirme a instalação do utilitário de software beta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Atualizando o macOS

Passo 1. Após instalar o assistente de acesso ao software beta da Apple, você já pode verificar se existem atualizações disponíveis. Para isso, clique sobre o botão da maçã, no canto superior esquerdo, e vá até "App Store...";

Abra a Mac App Store (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Por fim, abra a aba "Atualizações", na barra superior, e aguarde até que o sistema verifique por atualizações de software beta. Caso positivo, basta tocar em "Transferir e Instalar" e seguir o procedimento padrão de instalação.

Verifique por atualizações de software (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite as dicas para instalar as versões preliminares do macOS e aproveitar os novos recursos do sistema em primeira mão.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo