O iPhone pode ganhar capacidade de abrir fechaduras eletrônicas e portas de carros por meio de conexão NFC. Segundo o site The Information, desenvolvedores poderão utilizar a tecnologia por proximidade para implementar novas funções em dispositivos da Apple. Presente desde o iPhone 6, o recurso é utilizado apenas para pagamentos via Apple Pay.

A expectativa é de que a novidade seja anunciada na próxima versão do iOS, com lançamento previsto para a WWDC 2018, evento voltado para os desenvolvedores que acontecerá entre 4 e 8 de junho.

iPhone 6 foi primeiro aparelho a trazer NFC (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

De acordo com rumores, desenvolvedores terão liberdade para criar soluções que envolvam a tecnologia por proximidade em dispositivos da Apple. Dessa forma, o NFC poderá ser utilizado para outros fins além de pagamentos, como acontece com celulares Android.

O recurso pode permitir que fechaduras eletrônicas e portas de carros sejam abertas pelo celular, além de se conectar com outros dispositivos para troca de informações. Em São Paulo, é possível consultar o saldo do Bilhete Único com um smartphone Android, por exemplo.

... div>

O NFC é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dois dispositivos por proximidade. A grande vantagem fica por conta da segurança e da facilidade de uso, sendo necessário, apenas, encostar o celular na fechadura ou na máquina de cartão, por exemplo, para validar o acesso.

Com informações de The Information, TNW e 9to5Mac

Qual é o celular mais resistente a quedas atualmente? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo