O Google anunciou um novo visual para a versão web do Google Drive nas próximas semanas. Nesta quinta-feira (10), a empresa divulgou imagens com a prévia da interface, com mudanças de alguns ícones e botões, mas sem alterar as funcionalidades.

Após a mudança de layout do Gmail, é a vez da plataforma de hospedagem e armazenamento de documentos na nuvem ser repaginada de acordo com o conceito de Material Design da gigante de buscas. A ideia é estabelecer uma identidade visual entre os serviços da G Suite.

... D8QUifMao5AfwcpQ/new-drive-ui-changes-overview.gif">

Layout do Google Drive deverá mudar nas próximas semanas (Foto: Divulgação/ Google)

As alterações podem ser percebidas, por exemplo, no lado superior esquerdo da página, onde o texto "Google Drive" será substituído pelo logo do serviço. No caso de empresas que usam a versão corporativa da plataforma, a marca fica posicionada no canto direito do display, ao lado do nome do usuário.

Já os ícones para as opções de configurações e central de ajuda estão alinhados com a barra de pesquisas, enquanto os botões "Novo" e de acesso às pastas ganham um formato mais arredondado. Além disso, a fonte oficial também foi modificada e o fundo acinzentado virou branco. A empresa informou que o novo layout estará disponível para todas as edições do G Suite e deve chegar aos usuários nos próximos dias.

Imagem mostra as mudanças na interface do Google Drive (Foto: Divulgação/ Google)

O que é Material Design

Material Design é uma linguagem visual desenvolvida pelo Google que, segundo a companhia, busca sintetizar os princípios clássicos do bom design por meio da tecnologia e da ciência. Um dos objetivos é desenvolver uma interface padronizada para a experiência dos usuários em diferentes plataformas e dispositivos.

Neste mês de maio, a empresa iniciou uma série de lançamentos mensais de produtos com o chamado Material Theme. Os primeiros a terem o visual redesenhado foram o Gmail, Google News, Google Play e Google Home. O Drive será o próximo e a expectativa é de que seja seguido pelo Chrome. Recentemente, um layout experimental chegou ao Canary, versão do navegador na qual o Google costuma testar novos recursos.

O Google Drive é seguro? Vale a pena pagar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo