O Windows 10 April 2018 Update é o nome da próxima versão do sistema, marcada para chegar na segunda-feira (30). O software, conhecido anteriormente como Spring Creators Update, era esperado para o começo de abril, mas bugs presentes na versão de testes obrigaram a Microsoft a adiar o lançamento.

Inicialmente, a atualização estará disponível apenas para download manual, com liberação automática para todos os usuários prevista para a partir de 8 de maio. Para obter o update o quanto antes é preciso deixar o computador preparado. Veja tudo o que você precisa saber sobre a atualização.

Microsoft começa a liberar Windows 10 Abril 2018 no dia 30 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

A mudança de nome da atualização, segundo a Microsoft, irá facilitar a vida do usuário na hora de identificar a versão instalada. Antes, a fabricante usou diversos formatos de nomenclatura, passando por November Update, Anniversary Update, Creators Update e a mais recente Fall Creators Update. Até então, a nova atualização era referida como Spring Creators Update, mas foi renomeada com uma menção clara ao mês e ano de lançamento – nesse caso, abril de 2018.

Ao The Verge, o director da Microsoft Aaron Woodman explicou que mudança reflete uma necessidade dos usuários, que “estavam desejando mais simplicidade”.

Novas funções

O recurso Timeline é a estrela da atualização. O recurso irá substituir a atual tela de multitarefas do sistema, exibindo apps, arquivos e sites abertos nos últimos 30 dias, em ordem cronológica. Os i

... tens incluirão também tarefas realizadas no Android e iPhone, desde que você use o Edge e os apps da Microsoft com uma conta da empresa logada. O Timeline estava em teste há meses, disponível para quem participa do Windows Insider.

Já o Focus Assist é uma evolução do modo “Não perturbe” que existe atualmente no Windows. Ao ser ativada, a função bloqueará distrações de redes sociais, e-mail e outras notificações em determinados horários, de acordo com uma programação pré-definida. Ao final do período de bloqueio, o usuário poderá obter um resumo das notificações perdidas.

Novo recurso "Timeline" é uma das novidades do Windows com o April Update (Foto: Divulgação/Microsoft)

O novo Windows 10 traz uma ferramenta de ditado integrada, capaz de traduzir a voz do usuário em textos para notas com um atalho rápido do teclado. Ainda não se sabe, porém, se a função irá funcionar em português no lançamento. A Cortana, vale lembrar, demorou meses para aprender a nova língua. A assistente também ganha funções na atualização, com foco no controle de dispositivos domésticos com comandos de voz no PC.

Outras mudanças também estão previstas para o navegador Edge, que poderá silenciar abas e bloquear vídeos em reprodução automática, assim como o Chrome mais recente. O navegador também irá oferecer um modo de leitura em tela cheia e poderá preencher formulários automaticamente com dados de pagamento gravados pelo usuário.

Vale a pena fazer download do Windows 10? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo