O Instagram liberou, nesta terça-feira (24), uma ferramenta que permite aos usuários baixar todos os dados vinculados ao seu perfil. Desenvolvida após o vazamento de dados do Facebook para a Cambridge Analytica, o recurso possibilita o backup de todas as informações da conta em um único arquivo. Após a solicitação, a previsão de espera é de 48 horas para que o link para download seja enviado para o e-mail cadastrado na rede social.

O Instagram informou ao site TechCrunch que o arquivo reúne dados da conta como fotos e vídeos postados (com legenda), informações de perfil, histórico de pesquisa, comentários, likes, configurações, lista de seguidores e de contas que o usuário segue, mensagens diretas e fotos e vídeos compartilhados no chat. Vale ressaltar que, no documento, constará apenas a mídia enviada via direct no modo "manter no bate-papo". Além disso, o arquivo conta apenas com as histórias publicadas e arquivadas a partir de dezembro de 2017.

O recurso é uma solução prática para pessoas que desejam ter no PC tudo que foi compartilhado na rede social. O recurso está disponível apenas através das configurações do Instagram Web. No entanto, a função chegará em breve no aplicativo para iPhone (iOS) e para celulares com Android. Para aprender a baixar todas as suas fotos e vídeos do Instagram e descobrir tudo o que a rede de fotos sabe sobre você, siga o tutorial a seguir.

Passo 1. Acesse seu perfil pelo Instagram Web e clique no ícone de engrenagem, ao lado da opção de eidtar perfil, para visualizar as opções da rede social;

Ação para visualizar as opções para um perfil do Instagram Web (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Acesse a opção "Privacidade e segurança&quo

... t;, logo abaixo de "notificações";

Opção para privacidade e segurança de uma conta do Instagram na web (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Na página que abre, vá para a seção "Download de dados". Nela, haverá a opção "Solicitar download";

Ação para acessar a ferramenta para download de dados do Instagram na web (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. A tela a seguir exibe informações sobre o arquivo que será gerado e quando ele estará disponível para download. Note que seu e-mail cadastrado no Instagram aparecerá como destinatário do link para download. Nesse momento, aperte o botão azul de "Avançar";

Opção para solicitar o download de dados de uma conta do Instagram pela web (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Então, digite sua senha de acesso ao Instagram e selecione "Solicitar download" para fazer o pedido das informações;

Ação para usar a senha do Instagram para autorizar o download de dados de uma conta (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Um aviso aparecerá na tela de que o arquivo está sendo preparado e um link para download será enviado por e-mail em até 48 horas.

Tela que indica que o arquivo de backup de um perfil do Instagram está sendo preparado (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Agora é preciso aguardar até receber o link de download em seu e-mail para baixar os dados da sua conta.

Também é possível ter acesso a uma parte da informação que a rede tem sobre você pelo site do Instagram. Para isso, basta acessar a opção "Dados da conta", na página Privacidade e Segurança (como visto no passo 3) .

Instagram Web informa alguns dados da conta sem precisar baixar arquivo (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso)

Instagram não entra mais: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo