A Apple liberou a atualização de sistema iOS 11.3.1, que corrige falhas em unidades do iPhone 8 com telas trocadas em estabelecimentos não-autorizados. O update chega após usuários reclamarem ser impossível usar a tela sensível ao toque do telefone.

A nova versão também traz melhorias de segurança para iPhone e iPad. A atualização grátis é compatível com o iPhone 5S ou posterior, iPad e iPod Touch. Os donos de de dispositivos móveis da Apple devem acessar os Ajustes e depois abrir "Geral" > Atualização de software".

iOS 11.3.1 traz melhorias de segurança e uma correção para o iPhone 8 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Entenda o caso

Reclamações sobre a falha na tela do iPhone 8 surgiram no começo de abril. De acordo com a reportagem do site Motherboard, o smartphone deixava de aceitar toques após ter o display reparado em lojas não-autorizadas. O site americano ouviu também proprietários de assistências técnicas, que expressaram insatisfação. Segundo eles, até os componentes fabricados pela mesma fornecedora da Apple deixaram de ser aceitos.

A questão envolve um possível bloqueio remoto realizado pela Apple via software. Ao baixar o iOS 11.3, o iPhone teria recebido instrução para impedir o funcionamento pleno de telas não-originais. O mesmo ocorreu com alguns usuários de iPhone 7 em 2017. Na época, o problema só foi solucionado por uma nova atualização, liberada mais tarde pela Apple.

Ainda assim, a Apple adverte que "telas de subs

... tituição não originais podem comprometer a qualidade visual e não funcionar corretamente". De acordo com a nota divulgada na descrição da atualização, "os reparos de tela certificados pela Apple são realizados por especialistas de confiança que usam peças originais da Apple". Para mais informações, a fabricante orienta a procurar o suporte técnico da companhia.

iOS 11.4

A Apple já testa a próxima atualização do sistema, que promete ser mais robusta. O iOS 11.4 deverá estrear a sincronização de mensagens do iMessage pelo iCloud, o AirPlay 2 e novidades para o HomePod.

Ainda não há previsão de lançamento da nova versão do iOS para iPhone e iPad. A Apple disponibiliza um programa de testes público da empresa para usuários que desejam ter acesso ao sistema antes de ser liberado ao público.

iPhone 8: vale a pena comprar por um preço mais baixo nos EUA? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo