PixARK, o spin-off oficial de Ark: Survival Evolved para PC (via Steam) e Xbox One, está repleto de perigos, criaturas hostis e biomas desconhecidos. O jogador deve começar sua jornada do zero para dominar a ilha. Confira, neste tutorial, dicas para domar animais, ganhar experiência e se dar bem no game.

PixARK: veja dicas para mandar bem no game (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As cores do mapa definem a dificuldade

As cores do mapa de PixARK mostram o nível de dificuldade de cada região. Comece pelas áreas verdes (Novice Grassland, Grassland e Mountain Forest), que são as de iniciante, com criaturas mais pacíficas.

... 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">

As cores do mapa mostram a dificuldade de cada bioma em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O mapa se divide em três níveis de dificuldade, ilustrados por ícones de caveira, como mostra a imagem acima. Inicialmente, ele não estará aberto por completo e você só poderá ver as regiões que explorou. Uma dica é começar um novo jogo no modo criativo, salvar e depois abrir novamente na modalidade para um jogador. Assim, você verá o mapa todo.

Pesquise com o Scanner

O scanner é uma ferramenta muito útil em PixARK. Segure o botão direito do mouse para ativá-lo. Ao apontar o scanner em uma criatura, é possível ver detalhes importantes do animal, como sua força, comportamento, nível e resistência para ser domado.

O mesmo vale para os recursos de cada região. Use o scanner em pedras ou folhagens para descobrir que ferramentas usar e quais os materiais que pode extrair naquela área.

Use o scanner para ver informações dos animais e recursos em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Use as habilidades dos animais

Os animais e dinossauros são domesticáveis e têm habilidades únicas. Para domar um deles sem ter nenhum problema, chegue até o level 16 para desbloquear o arco (bow) e as flechas tranquilizantes (sleepy arrow).

Não esqueça de equipar as flechas especiais no arco antes de atacar. Mire a criatura no modo em primeira pessoa, pois é muito mais fácil de acertar.

Use as flechas tranquilizantes para derrubar os animais em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Depois disso, aperte "E" no teclado para abrir o inventário do animal. Coloque uma quantidade do seu alimento favorito (carne fresca, frutas, ervas, etc) e espere alguns minutos. Se o bicho estiver perto de acordar, atire outro dardo tranquilizante para mantê-lo no chão.

Os triceratops podem pegar plantas do chão em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Veja algumas habilidades úteis das criaturas de PixARK:

Pegue tudo o que encontrar

Tudo que está ao seu alcance rende experiência, principalmente nos níveis iniciais. Você pode pegar level 10 rapidamente apenas catando materiais do chão, colhendo madeira ou alimentos para sobreviver. Além de subir de nível, o personagem estará fazendo um estoque de itens essenciais, que serão usados logo que você desbloquear novos Engrams.

Pegue todos os materiais que encontrar pelo mapa para ganhar XP em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Coloque marcadores

Seja com o mapa aberto ou fechado, o uso de marcadores pode te ajudar durante a exploração. Aperte "P" no modo em primeira pessoa para ativar a marcação. Digite um nome e a coordenada do local – basta abrir o seu mapa para conferir a numeração.

Use os marcadores para te ajudar na exploração em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Complete as missões diárias

PixARK tem missões diárias espalhadas pelos biomas, com um tempo para serem concluídas. Você pode conferir o local de cada uma pelo mapa. Algumas são simples, pedem apenas para coletar objetos ou derrotar certos animais. Faça os objetivos para receber baús com itens.

Complete as missões diárias de PixARK para ganhar itens (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Cuidado com as ruínas

Se você encontrar uma ruína repleta de esqueletos, corra o mais rápido que puder – pelo menos nos primeiros 30 leveis do personagem. Cada mapa tem uma dessas, uma espécie de calabouço, com um nível de dificuldade avançado e criaturas muito fortes. Antes de ter o equipamento necessário para enfrentar esse local, mantenha distância.

As ruínas de PixARK são perigosas e tem monstros muito fortes (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Construa uma casa (e uma cama)

Quando você morre em PixARK, perde os itens do seu inventário e deve voltar em uma localização aleatória – relativamente perto de onde morreu. Por isso, construa uma casa para se proteger de eventuais perigos e, dentro dela, coloque uma cama. Ela permitirá que você volte a casa ou ao local do objeto sempre que morrer.

Outra dica é colocar camas em locais estratégicos, para funcionarem como um teleporte.

A cama permite que você teleporte de volta para sua casa depois de morrer em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Nem toda roupa vai te proteger

O personagem desbloqueia novos Engrams à medida que sobe de level. Isso significa que você terá acesso a novos e melhores equipamentos em níveis mais avançados. Contudo, nem toda roupa te protegerá de qualquer efeito climático, independente do level. Antes de fabricar um guarda-roupa, confira os atributos de cada vestimenta no inventário.

Verifique se a roupa te proteger contra o calor e o frio em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo