Far Cry 5 é o game da série de tiro em primeira pessoa e ação da Ubisoft com data de lançamento prevista para 27 de março, no PS4, Xbox One e PC (com download via Steam ou outras lojas online). O título narra a história de uma cidade no interior dos EUA dominada por uma sociedade religiosa, que por sua vez tem um líder de mão de ferro. O jogador assume o papel de um personagem que tem que retomar o controle da área - mas a tarefa não é tão fácil quanto parece. A polêmica aventura tem algumas curiosidades sobre sua produção e gameplay. Confira a lista, a seguir:

Sem as “Torres Ubi”

A chamada “Maldição das Torres Ubi” foi um termo inventado pelos fãs para classificar jogos que expandem seus mapas com base em torres destravadas. Isso normalmente ocorre em games da Ubisoft, mas se expandiu também para outros títulos, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Far Cry 5 tenta fazer diferente – o mapa se expande de forma natural, cobrindo os rastros do jogador e revelando locais conforme você avança ao longo da campanha, sem precisar correr atrás de algum ponto específico no cenário.

Far Cry 5: confira curiosidades sobre o game (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Parece, mas não é

Far Cry 5 trata de alguns assuntos bem atuais, como separatismo, racismo, entre outros elementos que geram discussões sociais nos dias de hoje. Alguns chegaram a levantar a hipótese de que o game funciona como uma crítica ao governo de Donald Trump, atual presidente dos EUA. Pode até ser, mas os roteiristas, Dan Hay e Drew Holmes, já confirmaram que começaram a escrev

... er o jogo em 2014 e 2015, enquanto Trump só assumiu a presidência em 2017.

Roteiristas começaram a escrever Far Cry 5 em meados de 2014 (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Mais veículos

Far Cry 5 é o jogo da série com a maior quantidade de veículos inseridos nos cenários. Eles terão utilidades diversas, que vão além de apenas te levar de um ponto a outro. Os automóveis se comportarão de forma distinta nos controles, com física própria – um trabalho bem cuidadoso para deixá-los diferenciados e melhorar o realismo.

Far Cry 5: cada tipo de veículo no game tem mecâniacs próprias (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Progressão que incentiva

A história de Far Cry 5 evolui de forma diferente. Ela só progride, de fato, se o jogador fizer a diferença na vida das pessoas de Hope County. Dependendo de suas decisões, você pode ficar “parado no tempo” e não ver a saga andar. Por isso, é sempre bom não se focar apenas em tarefas secundárias, caso queira ver o enredo andando e analisar o que vale mais a pena fazer em determinado momento da aventura. A progressão promete ser um dos grandes destaques da aventura.

O enredo de Far Cry 5 só progride quando o jogador faz diferença na vida das pessoas de Hope City (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Raízes em Crysis

Far Cry nasceu como uma série de tiro em primeira pessoa sem muitas pretensões de ser algo grandioso e a Crytek, produtora original, decidiu elaborar ali o que havia aprendido com a saga Crysis. Porém, mesmo após mudar de mãos, Far Cry continuou usando o motor gráfico CryEngine, de Crysis. Em Far Cry 5, a Ubisoft optou por utilizar o motor gráfico Dunia Engine, que é uma versão modificada do CryEngine. “Motor gráfico” é o que faz o jogo funcionar, gerando não apenas seus gráficos, mas também físicas, simulações, inteligência artificial, entre outros elementos.

Far Cry 5 é um FPS originalmente feito pela produtora de Crysis, Crytek (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Trilha sonora premiada

A trilha sonora de Far Cry 5 ainda nem saiu, mas já pode ser considerada premiada – ao menos seu autor é. A música é assinada por Dan Romer, compositor responsável pela trilha sonora de dezenas de filmes e seriados, entre eles o recente Atypical, da Netflix. Ele também recebeu prêmios em diversas ocasiões, como Gotham Awards, Stockholm Film Festival, Cinema For Peace e Cinema Eye Honors. Podemos esperar alguma qualidade.

A trilha sonora de Far Cry 5 promete ser muito boa (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Já gerou polêmica antes de lançar

Para o bem ou para o mal, Far Cry 5 gerou polêmica e foi bastante falado mesmo antes de chegar às lojas. Por tratar de temas sensíveis - falar de racismo, supremacia racial, intolerância religiosa, violência extrema, entre outros assuntos que vivemos e vemos acontecendo ao redor do mundo -, o jogo foi assunto nas redes sociais e em portais de notícias. Grupos a favor e contra o título se manifestaram, criticando e elogiando seu lançamento.

Far Cry 5 trata de temas polêmicos (Foto: Divulgação/Ubisoft)

O que você achou do Far Cry 4? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo