Os celulares Galaxy S8 e S8 Plus ficaram mais inteligentes para controlar o funcionamento de aplicativos em segundo plano. A partir da atualização dos celulares para o Android 8 Oreo, é possível ativar um sistema de monitoramento que verifica se apps usam recursos de forma oculta, mesmo quando não estão ativos.

O recurso é importante para checar quais programas podem estar vazando informações sem o consentimento do usuário. No tutorial a seguir, veja como usar o monitor de permissões do smartphone da Samsung.

Passo 1. Acesse as configurações do Android e abra o menu “Tela de bloqueio e segurança”. Role a tela e toque em “Monitoramento de permissão”.

Acesse o monitor de permissões do Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Você verá uma lista de apps cujas permissões são monitoradas pelo Galaxy S8. O ideal é deixar ativada a vigilância para todas as permissões que você não gostaria que fossem acessadas sem abrir o aplicativo correspondente, como sua localização, mensagens de texto ou agenda de contatos. Acesse os apps mais suspeitos e ative o monitoramento de permissões.

... 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">

Ative o monitoramento de permissões no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque no botão na parte superior para acessar um histórico de detecções suspeitas. O telefone irá exibir uma lista de permissões usadas por apps mesmo quando eles não estavam sendo usados.

Veja o registro de apps que acessaram dados em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. O Galaxy S8 também avisa sobre o uso suspeito diretamente nas notificações. Nesse caso, basta expandir a mensagem e tocar em “Detalhes” para saber mais sobre o comportamento do aplicativo.

Celular avisa quando apps acessam suas informações mesmo quando estão fechados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Se o acesso à permissão parecer inadequado – como um app que acessa o tempo todo sua localização mesmo que você não o esteja usando ativamente – vá até as configurações do celular, abra a opção “Aplicativos” e selecione o app em questão na lista.

Acesse as configurações de aplicativos no Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Toque em “Permissões” e revogue a permissão de acesso ao recurso usado em segundo plano.

Revogue permissões para um app suspeito no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Galaxy S9: o que vocês esperam do lançamento? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo