Os usuários mais antigos conheceram o ICQ nos anos 90 e o mensageiro está vivo até hoje, com uma nova e disponível para WindowsMacLinuxAndroidiOSWindows PhoneBlackberry e na sua versão online para navegadores. O mensageiro oferece até videoconferência, deixando o WhatsApp e outros programas famosos, que só funcionam no celular, para trás.

ICQ muda visual no Windows e fica igual ao WhatsApp Web; confira

O programa existe desde 1996 e não precisa mais daqueles códigos enormes (número UIN) para acessar e conversar com seus amigos. Agora, o mensageiro usa usa o número do seu celular. Confira dez curiosidades e vantagens do mensageiro que pode ser uma ótima opção no smartphone e no PC.

Veja dez motivos para usar o ICQ no dia a dia (Foto: Divulgação/ICQ)

1. Chamadas em áudio e vídeo

Apesar do WhatsApp ter um serviço para ligações em áudio, como se fosse telefone, não possui recurso de vídeo. Nisso, o ICQ domina: você pode falar com seus amigos das duas formas, pela internet móvel 3G/4G ou Wi-Fi. O usuário ainda pode alternar entre o áudio e vídeo durante a chamada, com um simples botão e mudar para a câmera traseira ou frontal do celular.

Faça chamadas em áudio e vídeo com seus amigos pelo ICQ (Foto: Divulgação/ICQ)

2. Login pelo número do celular

Agora o login também é feito pelo número do celular. O WhatsApp e Telegram funcionam assim e é bem prático. Para usar e garantir sua segurança, o número é confirmado via autenticação em duas etapas por mensagem SMS enviada para o celular. 

Você pode fazer login usando o número do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Internet lenta? Não é problema

O ICQ tem a vantagem de ser equipado com VoIP, o que ajuda a manter uma boa qualidade nas chamadas com conexões mais lentas de internet. E isso é bem interessante para quem utiliza dados móveis, como o 3G. 

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

4. Criptografia

Recentemente o WhatsApp liberou criptografia em conversas no seu aplicativo. Mas você não sai perdendo em segurança no ICQ: a troca de mensagens é privada. O recurso tem protocolo ZRTP (Z Real-Time Transport Protocol) para proteger seus recados contra invasores.

5. Compatibilidade com celular e computador

Para quem gosta de mobilidade no serviço, o ICQ pode ser acessado pelo computador com sistema operacional Windows, Mac OS ou Linux.

... Já no celular, com aplicativo para Android e iOS (iPhone). Assim, você não perde suas conversas quando estiver na rua, com sincronização de histórico entre as plataformas, vendo exatamente as mesmas mensagens.
ICQ tem plataforma para celular e computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Tradição desde 1996

Os saudosistas têm vários motivos para utilizar o ICQ hoje em dia. O serviço se mantém desde os anos 90 com o slogan I Seek You (Eu procuro você, em português). O app está de cara nova, com design mais moderno e recursos avançados. O ICQ soma mais de 11 milhões de usuários ao redor do mundo.

Saiba como baixar o som do ICQ no seu celular

7. Salas de chat ao vivo

A plataforma oferece chats abertos sem número máximo de participantes. Lá, é possível enviar mensagens em texto e até compartilhar arquivos.

A ideia é interessante para quem gosta de interagir com usuários sobre um mesmo assunto, em um chat com suporte para celular e computador. Para usar, basta acessar o link exclusivo.

8. Tem adesivos (stickers) de sobra

Quem gosta de se comunicar com imagens não vai sentir falta de adesivos e emoticons e stickers animados e divertidos no ICQ. São todos gratuitos e com temáticas divertidas, com animais, carinhas, personagens, memes e até aqueles especialmente liberados para o público brasileiro.

ICQ tem adesivos e emoticons para usar nas conversas (Foto: Divulgação/ICQ)

9. Encontrar pessoas no mundo todo

Um dos diferenciais do ICQ em relação ao WhatsApp é que o usuário pode fazer uma pesquisa mundial pelo usuário, para adicionar como amigo, ao invés de ficar limitado ao número do celular salvo na agenda.

Assim, você pode entrar em contato com pessoas da sua lista e também com outros usuários, sem precisar divulgar seu número do celular: basta usar o UIN. Estão disponíveis filtros para idade, gênero, localização e outros.

Encontre contatos no mundo todo com o ICQ (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10. Chat em grupo

Você pode manter suas conversas com seus amigos na mesma tela de chat. O recurso permite que você adicione contatos em chats de grupo, personalizações do nome, papel de parede, envie mídias, fotos e mais. A limitação é o número de amigos que você tem na lista do ICQ.

Quais são os melhores mensageiros? Veja no Fórum do TechTudo.

Via ICQ



>>> Veja o artigo completo no TechTudo