Um erro do dispositivo de E/S (abreviação para “Entrada/Saída”) pode ocorrer com HD externo e interno, cartão SD, pendrive e outras unidades conectadas ao PC via USB, além de CD ou DVD. O problema ocorre quando o usuário tenta ler, copiar ou gravar dados em um dispositivo, emitindo uma mensagem de falha na tela que impede o prosseguimento (“a solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S”).

Felizmente, bugs do tipo não causam preocupação e podem ser contornados com relativa facilidade no PC com Windows. Veja quatro soluções diferentes para esse erro no tutorial a seguir.

"Erro do dispositivo de E/S" pode ocorrer com pendrives, HD externo, cartão SD entre outros (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1. Verifique cabos e portas

A primeira medida para resolver o problema é verificar se há mau contato ou defeito no cabo USB do dispositivo ou na entrada do PC. Para descartar qualquer problema de hardware, teste outras portas USB do computador e use novos cabos. Se o Windows continuar mostrando a mensagem de erro, avance para a próxima providência.

2. Atualize os drivers

Drivers desatualizados podem provocar conflitos entre o sistema operacional e o componente USB da máquina. Antes de prosseguir para soluções mais específicas, certifique-se de que o Windows está devidamente atualizado, de preferência com o Windows Update habilitado para funcionar automaticamente. Uma alternativa é usar programas de automação para drivers, como o Driver Booster

... >.

3. Recupere arquivos com um utilitário

Se a mensagem de erro persistir ao usar um dispositivo de armazenamento no PC, opte por uma solução oferecida por terceiros, como o EaseUS Data Recovery Wizard.

Passo 1. Conecte o disco, cartão ou pendrive no computador. Abra o EaseUS e, na tela inicial do programa, selecione o aparelho conectado no PC e clique em "Digitalizar" para iniciar a varredura.

Execute uma varredura no dispositivo usando o EaseUs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Após alguns minutos de escaneamento, selecione os arquivos identificados e clique em "Recuperar". Depois, basta escolher uma pasta de destino para obter os dados recuperados da unidade. Em seguida, teste o aparelho mais uma vez para checar se o problema foi eliminado do dispositivo.

Selecione os arquivos do dispositivo problemático e clique em recuperar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Corrija no prompt de comando

Agora que os arquivos foram recuperados, é recomendável usar a ferramenta nativa do Windows para buscar uma solução para o problema da unidade de armazenamento.

Passo 1. Conecte o pendrive, cartão ou HD no PC e abra menu iniciar. Busque por "cmd" e abra prompt de comando como administrador.

Execute como administrador clicando no botão direito do mouse sobre o prompt de comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando "chkdsk /f /r /x" (sem aspas) e inclua, no final, a letra atribuída ao dispositivo de armazenamento conectado, seguida de dois pontos. Caso haja erros em setores do aparelho, o assistente tentará conduzir soluções automáticas.

Use o comando chkdsk para checar e solucionar erros no disco conectado via USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo