O Chromecast pode apresentar um erro comum que impede o término de uma atualização e trava o aparelho durante o processo. Em certos casos, o dispositivo pode entrar em loop ao buscar um update e não sair da tela de "Buscando atualização", que fica estagnada em 0% ou outro valor não finalizado. Em situações mais sérias, o dongle do Google que transforma a TV em smart tem chances de ficar com a tela preta após baixar um novo pacote.

O problema pode estar relacionado à alimentação de energia, à conexão com a Internet e até com o modelo do roteador que você tem em casa. Veja, a seguir, cinco dicas sobre o que fazer quando o Chromecast não atualiza pelo método convencional e fica sem funcionar.

Verifique a conexão

O Chromecast não é nada sem uma conexão ativa com a Internet, e o mesmo vale para o procedimento de atualização. Certifique-se de que o Wi-Fi da residência está ativo executando testes de velocidade no celular ou no computador. Use serviços como o Fast e o Speed Test para checar o estado da conexão. Caso haja alguma falha de sinal, a atualização não será concluída.

Verifique a alimentação

O Chromecast pode ser conectado diretamente à TV via porta USB, mas esse método pode falhar em TVs de marca desconhecidas ou antigas demais. Em alguns casos, a televisão pode apresentar falha de fornecimento de eletricidade ou oferecer as especificações erradas do padrão USB. Para evitar possíveis erros de abastecimento energético, prefira sempre ligar o Chromecast na tomada com o adaptador oficial que vem na caixa.

... 34783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Use o adaptador de tomada que acompanha o Chromecast (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Restaure o Chromecast

Após verificar a alimentação e a conexão, restaure o Chromecast para as configurações de fábrica para sair da tela de atualização e voltar a usar. Se o dispositivo estiver travado, pressione o botão físico do aparelho por aproximadamente 10 segundos para forçar o reinício. Após alguns segundos, o Chromecast estará pronto outra vez. Configure na sua rede Wi-Fi, como se ele fosse novo, e volte a tentar a atualização para checar se o problema foi eliminado.

Pressionando o botão de redefinição do Chromecast (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Reconfigure o roteador

A falta de contabilidade do Chromecast com alguns roteadores que trabalham no padrão de 5 Ghz pode interferir na atualização. Se o seu roteador for um dos listados abaixo e estiver configurado para um canal da frequência de 5 GHz, é preciso resetá-lo para o padrão 2,4 GHz de Wi-Fi. A partir daí, a atualização deverá ser transferida normalmente no Chromecast. Após o procedimento, é possível voltar à frequência de 5 GHz no roteador.

Esses são os modelos de roteador que apresentam incompatibilidade com atualizações do Chromecast em redes de 5 GHz:

  • TPLink Archer C7 v1/v2
  • Netgear R6100/6200/6300
  • Asus RT_AC66U e RT_AC68W
  • Buffalo WZR_D1800H

Alguns roteadores, como o TP-Link Archer, prejudicam atualizações do Chromecast na frequência de 5 GHz (Foto: Divulgação/TP-Link)

Forçar atualização

Se os procedimentos acima falharem, é possível ainda usar o computador para forçar uma atualização no Chromecast. Certifique-se de que o PC esteja conectado à mesma rede Wi-Fi que o Chromecast e siga o passo a passo:

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Google Home no celular. Abra o programa e toque no menu “Dispositivos” para ver o seu Chromecast listado. Toque no menu superior do aparelho no app.

Acesse o menu do seu Chromecast no app Google Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione a opção “Configurações” e role a tela até o final. Anote o número ao lado de “IP”.

Copie o IP do seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. No computador, abra o Powershell no Menu Iniciar.

Abra o Powershell no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Copie o código abaixo e, onde se lê “IP do Chromecast”, substitua pela sequência numérica obtida no aplicativo Google Home. Depois, tecle Enter.

Invoke-WebRequest -Method Post -ContentType "application/json" -Body '{"params": "ota foreground"}' -Uri "//IPDOCHROMECAST:8008/setup/reboot" -Verbose -UserAgent "curl"

Use um comando no computador para forçar uma atualização do Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Se o computador e o Chromecast estiverem conectados à mesma rede, o aparelho do Google reiniciará o processo de atualização – dessa vez com menor chance de falha.

Aguarde o novo processo de atualização do Chromecast (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo