Notebook apitando na inicialização ou depois de ligado é sinal de problema. Os "bips" são emitidos após o sistema encontrar falhas no hardware, que podem ser de diversas origens. Cada erro é traduzido com um apito específico, estabelecido pela fabricante da placa-mãe/BIOS.

Embora os códigos dos "apitos" sejam diferentes conforme a marca e modelo, o funcionamento é bastante similar entre os laptops. Por isso, o TechTudo listou abaixo as principais causas de sinal sonoro no notebook e como resolvê-las.

1. Descubra o significado do bipe

O primeiro passo é descobrir o motivo pelo qual seu notebook está apitando. Cada tipo de apito representa um problema específico, conforme a quantidade e duração – se ele toca uma vez longo, duas vezes curtos, três, cinco, entre outros.

O código de "bipes" muda de acordo com cada BIOS. Por isso, você precisa entrar no site da fabricante da sua placa-mãe/BIOS para localizar a tabela de códigos de bip.

Na maior parte das vezes, a placa-mãe é da fabricante do notebook, mas pode ocorrer de não ser. Se você não tem certeza qual a marca e modelo do componente, siga os passos deste tutorial para descobrir a fabricante da placa-mãe pelo prompt de comando.

Modelo da placa-mãe no prompt de comando (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Com a informação em mãos, acesse a página de suporte da fabricante da placa-mãe e busque por "bip". Tenha atenção ao buscar a tabela correta para o modelo do seu aparelho, pois é comum as marcas alterarem o código conforme a linha.

Consulte na tabela a origem do seu problema de acordo com o tipo de apito. Algumas empresas fornecem também a solução para cada caso, enquanto outras definem apenas o significado do bip.

... class="content-media__container">

Tabela de códigos de sinais sonoros da Lenovo (Foto: Reprodução/Lenovo)

É possível que a tabela fornecida pela fabricante não englobe a situação específica do seu notebook – ou não explique como resolvê-la. Por conta disso, listaremos a seguir tipos de apitos corriqueiros e suas soluções mais comuns, sublinhando as possíveis mudanças em relação a cada marca.

2. Apitando continuamente

Quando o notebook fica apitando continuamente ao iniciar e liga depois de algum tempo, é comum ser problema com o teclado. Retire-o do laptop e faça uma limpeza. Caso não se sinta seguro para fazer isso, vá até uma assistência técnica. Se o notebook continuar apitando na inicialização depois disso é porque a peça precisa ser trocada.

Notebook apitando continuamente na inicialização pode ser erro no teclado (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

3. Apitando e desligando

Você liga o computador e, após alguns minutos, ele começa a apitar e depois desliga. Este é um cenário típico de problema no sistema de ventilação, que causa superaquecimento da máquina e seu desligamento.

Várias medidas podem ser tomadas para evitar o aquecimento do laptop. A primeira e mais fácil delas é usar um suporte com cooler para incrementar o resfriamento.

Retirar a sujeira acumulada nas aberturas de ventilação, localizadas normalmente na parte de baixo e nas laterais, também pode funcionar. Se você souber como fazer, ainda é possível abrir o dispositivo e limpar o cooler interno. Caso ele apresente falhas físicas, será necessário fazer a troca.

Suporte com cooler é opção para evitar superaquecimento em notebook (Foto: Divulgação/Thermaltake)

4. Apita e reinicia

Problemas na memória RAM são alguns dos mais frequentes causadores de "apitos". Há uma possibilidade incontável de bips para falha no componente, variando não apenas conforme marca e modelo, mas também em relação ao erro – se ela está desencaixada, queimada ou insuficiente, por exemplo.

Um dos sintomas mais comuns neste caso é o notebook apitando e não liga. Outro bip que indica falha na memória é quando o laptop inicia e fica apitando, e logo depois reinicia.

A solução quase sempre vai exigir a abertura do notebook, seja para limpar ou encaixar a RAM instalada depois. Antes disso, porém, você pode verificar a saúde da memória por meio de um teste via software – isto é, claro, se o tempo em que o aparelho fica ligado é suficiente para um teste.

Problemas na memória RAM podem fazer notebook apitar (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

5. Atualizar a BIOS

Uma BIOS desatualizada poderá ter problemas para identificar certos componentes do notebook na hora da inicialização, gerando os apitos. Para saber se é este o caso, primeiro siga as dicas deste tutorial para descobrir a versão da BIOS. Depois, compare com a última versão disponibilizada para download no site da fabricante.

Caso haja uma versão mais recente, a atualização é recomendada, mas é preciso cautela. Uma interrupção de energia durante o processo de reinstalação, por exemplo, pode corromper os dados gravados no chip e fazer o computador parar de funcionar de vez. Se você tiver qualquer insegurança em realizar este método, o ideal é chamar um profissional.

BIOS desatualizada pode gerar erro no reconhecimento de componentes (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

6. Notebook Dell apitando 8 vezes

Um erro bem frequente notado entre os usuários Dell é o notebook apitar oito vezes e não ligar. O problema é causado por erro no LCD, cuja conexão interna pode ter desconectado da placa-mãe ou mesmo ter queimado.

Para se certificar, conecte o laptop a um monitor externo por meio da saída HDMI. O computador deverá deixar de apitar e a imagem será reproduzida no aparelho conectado. Se isso ocorre, abra o notebook e reconecte os cabos que ligam a tela à base.

Notebook Dell apitando 8 vezes é problema no LCD (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Por que o meu notebook desliga sozinho? O que pode ser? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo