A Samsung lançou, nesta sexta-feira (23), o aplicativo Samsung Max para economizar dados de rede móvel nos celulares da fabricante. O app vem para substituir o Opera Max, popular aplicativo da categoria desenvolvido pela Opera Software. Além de otimizar o uso da internet 3G ou 4G, o recurso também promete proteger os dados do usuário ao se conectar em redes Wi-Fi desconhecidas.

Disponível somente para smartphones da sul-coreana, a novidade virá pré-instalada em telefones da linha Galaxy A e Galaxy J vendidos no Brasil. Quem tem um celular da marca com modelo diferente pode baixar gratuitamente nas lojas Google Play e Galaxy Apps.

Samsung lança app para economizar dados (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O Samsung Max conta com duas funções principais. O modo de salvamento de dados do aplicativo promete monitorar o celular constantemente para informar quais aplicações consomem mais internet e identifica possíveis oportunidades de economia. O usuário também pode, a partir dele, determinar o uso de dados permitido para cada serviço. Em alguns casos, a novidade consegue, segundo os desenvolvedores, comprimir arquivos de mídia e páginas da web em outros apps e navegadores.

O modo de proteção de privacidade, por sua vez, tende a melhorar a segurança em conexões com redes Wi-Fi públicas. Isso porque ele permite encriptar informações, mascarar DNS e bloquear rastreamentos. Essas funções acabam trazendo benefícios também para a economia de dados, já que abre a possibilidade para conexões distantes da rede dom

... éstica do usuário.

Samsung lança app para economizar dados (Foto: Divulgação/Google Play)

Ainda de acordo com a Samsung, quem tem o aplicativo Opera Max irá receber uma atualização automática para o novo Samsung Max. Vale ressaltar que quem utiliza dispositivos Android de outras fabricantes, ou o iPhone (iOS), não terá acesso ao serviço.

Galaxy S9: o que vocês esperam do lançamento? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo