O WeTransfer é um serviço de compartilhamento de arquivos grandes pela internet que conta com aplicativo para celular. No Android, o uso é voltado para fotos e vídeos. Já na versão mais recente para iPhone (iOS), a plataforma permite também a criação de quadros que facilitam a curadoria de fotos, vídeos, documentos e músicas no telefone.

A função permite colecionar itens importantes em arranjos temáticos e criar links de download para enviar aos contatos. E o melhor: não é necessário cadastro para começar a usar. A seguir, veja as principais funções do WeTransfer para smartphones.

WeTransfer para Android permite enviar fotos e vídeos de até 10 GB para amigos (Foto: Ana Marques/TechTudo)

No iPhone (iOS)

O WeTransfer para iOS ganhou uma remodelagem completa e agora permite a criação de quadros (boards) para organizar conteúdos de vários tipos antes de compartilhar. É possível reunir fotos, vídeos, documentos e músicas em um grupo e, depois, gerar um link de download com expiração determinada pelo usuário. Ao contrário da popular versão web, o app do WeTransfer no iOS permite compartilhar arquivos de qualquer tamanho. Não há conta de usuário na nuvem, então o limite é o armazenamento do celular.

1. Como criar quadros com fotos e vídeos

Passo 1. Ao abrir o app no iPhone, toque no botão de "+" para criar uma nova coleção de arquivos. Selecione a primeira opção para adicionar fotos e vídeos.

... div class="content-media__image-centered">

Crie um quadro para fotos e vídeos no WeTransfer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha a mídia do rolo da câmera e toque em “Add” para adicioná-la ao quadro. Toque no botão de "+" novamente e repita o processo para incluir mais imagens ou vídeos.

Adicione fotos e vídeos ao board do WeTransfer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Como criar quadros com arquivos

Passo 1. O WeTransfer é compatível com o iOS 11 e com o app Arquivos para compartilhamento de documentos e músicas. Toque no botão "+" e selecione a opção “Files” para começar.

Crie um quadro de documentos no WeTransfer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Você será encaminhado para o app Arquivos do iPhone. Navegue nas suas pastas do iCloud Drive ou de outros serviços de armazenamento em nuvem e selecione as músicas e documentos desejados. Depois, escolha o quadro de destino ou crie um novo na opção “New board”.

Importe documentos do app Arquivos no WeTransfer para iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Como salvar conteúdo copiado

Outra opção é salvar links, textos e outros itens copiados no iPhone. Selecione a opção “Paste from clipboard” para transferir conteúdo da área de transferência para um dos quadros existentes. Se desejar incluir em um novo grupo, toque em “New board”.

Leve textos copiados para o WeTransfer no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Como enviar de qualquer app

O WeTransfer permite criar quadros de compartilhamento também no caminho inverso, a partir de outros apps no celular.

Passo 1. No app do WeTransfer, toque na engrenagem na tela inicial e selecione “Enable share extension”.

Habilite o envio de outros apps ao WeTransfer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Será possível compartilhar arquivos a partir de qualquer app. Selecione o ícone do WeTransfer para mover os itens para um dos quadros ou toque em "New board" para criar um novo.

Envie itens de qualquer app para o WeTransfer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Como compartilhar quadros do WeTransfer

Quando estiver pronto para compartilhar um quadro com alguém, toque no botão “Share” para obter um link de download do conteúdo. O link pode também ser enviado por outros apps, como o WhatsApp.

Crie links de compartilhamento no WeTransfer para iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar o WeTransfer no Android

O WeTransfer para Android também não exige cadastro, mas tem funções mais restritas, limitando a upload de 10 GB por vez.

Passo 1. Abra o app e tenha acesso imediato à sua galera de imagens e vídeos. Selecione os itens desejados e toque em “Next”. Insira o endereço de e-mail do destinatário, escreva uma mensagem e selecione “Transfer” para iniciar o upload.

Selecione imagens para enviar pelo WeTransfer no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Para enviar outros documentos, use o sistema de compartilhamento nativo do Android e selecione o WeTransfer entre as opções de envio.

Envie arquivos pelo WeTransfer no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Espere o fim do upload para enviar o e-mail automaticamente com o link de download. Se você estiver longe de uma rede Wi-Fi temporariamente, é possível pausar a transferência e continuar depois.

Aguarde do fim do download para enviar o e-mail automático de download (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem? Opine no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo