A Samsung anunciou esta semana um novo módulo de câmera dupla focado em celulares de entrada. O Isocell Dual, como é chamado, é a aposta da sul-coreana para levar a dual camera para smartphones mais baratos. O componente traz um conjunto completo de hardware e software e será disponibilizado para que outras fabricantes insiram o recurso em seus telefones.

Desta forma, a câmera dupla não será uma tecnologia exclusiva dos modelos mais avançados. Os primeiros celulares com o Isocell Dual devem chegar ainda em 2018.

Galaxy Note 8 foi primeiro aparelho da Samsung a vir com câmera dupla (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A câmera dupla é uma tendência que vem se popularizando nos últimos anos. Trata-se de uma forma de contornar o espaço limitado dos celulares e expandir as possibilidades de fotografia no smartphone. A Samsung foi uma das últimas empresas a adotar a tecnologia. A câmera dupla só chegou com o Galaxy Note 8, em 2017, e agora com o Galaxy A8, intermediário premium lançado no dia 06 de fevereiro.

Com o surgimento do Isocell Dual, a expectativa é que mais smartphones – não só aqueles de preços elevados – consigam vir com dois sensores. Isso porque a Samsung conseguiu desenvolver um módulo completo de baixo custo. São duas opções: a primeira combina 13 MP e 5 MP, para imagens com o fundo desfocado, também conhecido como efeito bokeh. A outra traz dois sensores de 8 MP focados na qualidade das imagens em ambientes pouco iluminados. Mais detalhes, como o tipo de lente e a abertura, ainda não foram informados.

... div>

Outra parte importante é o software. A sul-coreana entrega o algoritmo já pronto, o que barateia o custo de implementação das fabricantes, já que elas não precisarão desenvolver todo o projeto do zero.

Por enquanto, ainda não foi divulgada a lista de smartphones que devem contar com o módulo de câmera da Samsung. A expectativa é que os primeiros modelos comecem a ser vendidos ainda este ano.

Com informações: Samsung, The Verge e GSM Arena

Qual o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo