Celulares da Samsung com Android 7, como o Galaxy S8, podem funcionar como um repetidor de Wi-Fi. O recurso está disponível na função de roteador. Em vez de canalizar o sinal 4G, a função usa a conexão Wi-Fi captada pelo smartphone para retransmitir o sinal para mais longe, mesmo propósito de um repetidor tradicional.

A função não requer o uso do Bluetooth, o que permite entregar internet mais rápida a um aparelho longe do modem ligado à rede cabeada. A seguir, veja o passo a passo de como usar a função para acelerar a internet no notebook, tablet ou outro smartphone.

Galaxy S8 pode ser usado como repetidor de Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do celular e selecione a opção “Conexões”. Em seguida, toque em “Ancoragem e roteador Wi-Fi”.

... 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">

Acesse a função de roteador Wi-Fi do celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. Acesse o roteador Wi-Fi do celular e defina um nome e uma senha para a rede sem fio – esses deverão ser os dados usados para conectar o outro dispositivo ao repetidor.

Configure a função de roteador com nome e senha (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, ative a chave ao lado de “Compartilhamento de Wi-Fi”. Essa é a função que transforma o smartphone em um repetidor de sinal. Em seguida, ligue a função roteador.

Ative o compartilhamento de Wi-Fi do celular pela função roteador (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 4. Abra a cortina de atalhos do Android. Certifique-se de que os dados móveis estão desligados e o Wi-Fi ligado. Isso garante que um aparelho conectado utilize somente a repetição do sinal Wi-Fi, e não a sua franquia de internet 4G. Use o atalho “Rede Wi-Fi” para ligar o repetidor rapidamente das próximas vezes.

Mantenha o 4G desligado para não consumir dados móveis (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Ao final, basta posicionar o smartphone em um local com sinal mais forte de Wi-Fi. O celular irá se encarregar de retransmitir a internet de forma mais intensa para outros dispositivos.

Por que meu celular não conecta no Wi-Fi? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo