O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (18), que a versão especial para empresas, chamada de WhatsApp Business, começará a funcionar no Brasil dentro de um mês. Desta forma, pequenas e médias organizações poderão entrar em contato com clientes de maneira mais fácil e com ferramentas extras.

Ainda não se tem informações sobre a data exata do lançamento por aqui, mas de acordo com a assessoria de imprensa do aplicativo, ela ocorre ainda no início de 2018. Neste primeiro momento, as empresas poderão baixar o app – sem necessidade de convite – na central de downloads do Android, a Google Play Store. Não há previsão de liberar versão do app para iPhone (iOS).

WhatsApp Business chega ao Brasil no começo de 2018 (Foto: Divulgação/WhatsApp)

Diversas empresas, especialmente as pequenas, já utilizam o WhatsApp comum para se comunicar com clientes. A iniciativa promete facilitar a vida desses usuários, contando com recursos para quem quer fazer negócios no mensageiro. A principal delas é o selo de conta verificada que, após a confirmação de autenticidade do perfil, ajudará o cliente a ter certeza de que está se comunicando com o número oficial da companhia – o que evitaria golpes e extorsões.

Os donos de um perfil empresarial no mensageiro também poderão adicionar informações úteis, como descrição comercial, e-mail e website oficiais, além de endereço físico. Será possível ainda programar o perfil para dar respostas automáticas e rápidas a perguntas mais frequentes, enviar mensagens que ajudem a apresentar o negócio ao cliente o

... u avisar quando o estabelecimento estiver fora do horário de atendimento.

Como é comum em versões de redes sociais para empresas, o WhatsApp disponibilizará métricas simples com estatísticas sobre as mensagens enviadas, o que deve ajudar o empresário e sua equipe a entender quais estratégias de comunicação funcionam ou não para a empresa.

O WhatsApp garante que não haverá mudanças para usuários comuns (pessoas físicas) do mensageiro. Ainda será possível bloquear qualquer número e denunciar quando houver spam, inclusive por parte de empresas que fazem uso do WhatsApp Business. No ano passado, porém, contas comuns ficaram proibidas de utilizar emojis com o símbolo de "check" em seu nome de usuário para que não houvesse confusão com o selo utilizado em contas verificadas.

WhatsApp bloqueou emojis no nome de usuário em preparação para o WhatsApp Business (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo