Os japoneses da Sony não estão para brincadeira: fizeram o lançamento mundial de três celulares durante a CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas. Dentre eles, o Xperia XA2 Ultra chamou a atenção da reportagem do TechTudo por trazer um atributo diferenciado: batizada de dual selfie, a tecnologia conta com duas câmeras na parte da frente do telefone.

Os amantes da fotografia (ou do Instagram mesmo) vão se apaixonar pelo smartphone, sucessor do Xperia XA1 Ultra, visto que ele traz alguma novidade em meio a um mercado que caminha para a mesmice. Depois de brincar com o dispositivo no centro de convenções, podemos afirmar que sua chegada é promissora.

XA2 Ultra tem tela de 6 polegadas e resolução Full HD (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Convém lembrar que o dual camera marcou presença em grandes lançamentos dos últimos anos, como iPhone 7 Plus, Moto Z2 e Galaxy Note 8. Costumam ser dois conjutos de fotografia na parte de trás do telefone. Já o novato XA2 Ultra conta com conjunto duplo de fotografia na parte da frente, com o objetivo de realizar autorretratos.

O sensor de 16 megapixels, com lente teleobjetiva, é comum nos smartphones. A novidade está no segundo sensor, desta vez de 8 megapixels, que funciona em parceria com uma lente grande angular de 120º. Na prática, o usuário decide se quer uma foto que capture uma porção maior ou menor do cenário. Sabe aquele momento único, na virada do ano em Copacabana, repleto de amigos? A grande angular facilitaria o processo de enquadrar todos eles numa mesma foto.

Nosso primeiro contato com a dual selfie do Xperia XA2 Ul

... tra serviu para conhecer a tecnologia e ficar com o desejo de testá-la com mais calma na redação, no Rio de Janeiro. As fotos parecem bastante nítidas e com cores fiéis. Compare, nas fotos a seguir, o resultado com a teleobjetiva e com a grande angular.

Resultado de foto com a teleobjetiva na parte da frente do Xperia XA2 Ultra (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Xperia XA2 Ultra: grande angular enquadra uma parcela maior do cenário (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

A única ressalva negativa vai para o processamento de imagem realizado pela Sony, resultando numa fotografia com cores mais lavadas. A Samsung é famosa por aplicar efeito similar nas imagens geradas por suas câmeras.

Outra dica para os engenheiros da Sony: adicionar um modo de fotografia que registre simultaneamente o mesmo momento com a teleobjetiva e a grande angular. Ao menos na exibição na CES 2018, o XA2 Ultra requer que o usuário opte pela imagem com ângulo mais fechado ou mais aberto. Para que escolher se a Sony poderia dar a opção de salvar ambas, e depois o consumidor decide a que faz mais sentido publicar nas redes sociais.

O restante da ficha técnica do dispositivo traz velhos conhecidos entre celulares intermediários. O processador (CPU) é o Snapdragon 630; a placa gráfica é Adreno 510; há 4 GB de memória RAM; e armazenamento com opções de 32 GB ou 64 GB. Sua tela de 6 polegadas dispõe de resolução Full HD, uma escolha acertada, tendo em vista os quesitos mínimos que nós indicamos para quem está em busca de um celular novo. Confira a ficha técnica completa ao fim do artigo.

Ainda nos predicados, há de se destacar a robusta bateria de 3.580 mAh. Talvez devido a ela, o smartphone também é mais pesado, com aproximadamente 221 gramas.

Xperia XA2 Ultra: painel de controle repete visual visto em celulares da Motorola (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

A Sony utiliza Android 8, versão do sistema mais recente liberada pelo Google, com visual característico da marca. O gerente de marketing Joe Takata confirmou que há um esforço dos japoneses para deixar a interface mais limpa e próxima do Android básico, conforme é oferecido pelo Google. Esta decisão se torna evidente ao observar a central de notificações, cujo visual lembra em muito o de telefones da Motorola.

Último detalhe deste primeiro test drive: agora o sensor biométrico fica na parte de trás, e não mais na lateral. A Sony se rendeu a um design típico do Google Pixel (de quebra, fugiu da burrada da Samsung com o leitor de digitais ao lado da câmera, conforme visto no Galaxy S8, o melhor Android de 2017).

Sensor de biometria fica abaixo da câmera principal (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O Xperia XA2 Ultra foi concebido em quatro cores: prata, preto, azul e dourado. Ainda não se sabe se o modelo chegará às lojas do Brasil.

“Primeiras impressões” oferecem um primeiro olhar sobre produtos e serviços recém-anunciados. Testes mais aprofundados costumam ser necessários para avaliar quesitos como duração de bateria, experiência de uso ou qualidade de câmera fotográfica.

O jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Panasonic.

Ficha técnica do Sony Xperia XA2 Ultra

  • Lançamento mundial: janeiro de 2018
  • Dimensão da tela: 6,0 polegadas
  • Resolução da tela: 1920 × 1080 (Full HD)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 630
  • Memória RAM: 4 GB
  • Câmera principal: 23 megapixels
  • Câmera frontal: 16 megapixels com OIS + 8 megapixels grande angular
  • Armazenamento: 32 GB ou 64 GB
  • Suporte a cartão de memória: microSD de até 256 GB
  • Sistema: Android 8 Oreo
  • Bateria: 3.580 mAh
  • Cores: prata, preto, azul e dourado
  • Dimensões: 163 x 80 x 9,5 mm
  • Peso: 221 gramas


>>> Veja o artigo completo no TechTudo