O WhatsApp Web ganhou novas funções e passou por mudanças interessantes em 2017, tanto na versão para navegador quanto nos apps para Windows e MacOS. Entre as novidades mais importantes estão: o status com fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas, que chegaram em fevereiro — para desesperaro de alguns — e as contas verificadas de empresas, lançadas em dezembro. Confira momentos que marcaram o WhatsApp para PC este ano.

Busca por GIFs e emojis

Em janeiro, o WhatsApp Web passou pela primeira atualização do ano para acompanhar as funções já presentes no app para Android e iOS. Entre as novidades estava a busca por GIFs, que passou a ser exibida junto com as opções de emoji. Além disso, na aba das carinhas utilizadas recentemente (o primeiro ícone que aparece quando você clica para enviar um emoji) surgiu a possibilidade de buscar emojis usando palavras. As versões para desktop (Windows e macOS) também foram atualizadas com o recurso um pouco depois.

WhatsApp tem aba de busca por GIFs também na versão web (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Sincronização com celular

Ainda no início de 2017, o WhatsApp Web começou a sincronizar links e documentos entre o celular e o computador. Tudo o que é compartilhado pelo app mobile também fica acessível pelo WhatsApp Web, incluindo fotos, vídeos e quaisquer outros documentos. Para acessar, basta ir em informações do contato ou do grupo com o qual você está trocando mensagens

... content-photo">

whatsapp sincronização (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

WhatsApp status

Meses depois de liberar o status para as versões Android e iOS, o WhatsApp Web recebeu a novidade. As atualizações com fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas são similares às do Instagram Stories e do Facebook Stories — que, por sua vez, se inspiraram no Snapchat. As histórias do WhatsApp Web aparecem quando se clica no botão redondo que fica ao lado do balão retangular de nova conversa. Além de visualizar, o mensageiro permite responder o Status com mensagem de texto.

Para ver os status dos contatos pelo WhatsApp Web, basta clicar no botão circular (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Emojis atualizados

A versão do Unicode mais atualizada foi utilizada para refazer o conjunto de emojis do WhatsApp. Tanto a versão web, quanto para Android e Windows Phone receberam as novas carinhas, com o objetivo de padronizar e não deixar que os usuários recebam mensagens diferentes do que o emissor gostaria — o que chegou a acontecer algumas vezes com versões tão diferentes.

Emojis do WhatsApp passam a ter versão padronizada de acordo com o pacote mais novo do Unicode (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Contas verificadas para empresas

A atualização mais recente do WhatsApp — e talvez a que mais modifica o uso do app até então — é a chegada das contas business ao mensageiro. Focada na comunicação entre clientes e empresas, o update permite identificar com mais facilidade as contas verificadas. Os perfis corporativos podem ter três formatos:

  • Contas verificadas: check envolvido pela cor verde;
  • Contas confirmadas: ícone de check cinza, para confirmar que o telefone é da empresa;
  • Contas comerciais: ponto de interrogação cinza, para quem usa a versão Business, mas ainda não teve a conta confirmada ou verificada.

WhatsApp Web não lê o QR Code? Resolva no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo