Os jogos de celular estão cada vez mais complexos, realistas e com a jogabilidade totalmente adaptada para a tela de toque. Oxenfree, PES 2018 e Injustice 2 são alguns dos games que ganharam versões para Android e iOS em 2017 e mostram que os smartphones não ficam para trás na disputa entre consoles e PCs. Confira a lista completa.

Oxenfree

Oxenfree é uma aventura que foi lançada primeiro para PCs e depois nos consoles. Na versão de Android e iOS, o título soube reproduzir sua atmosfera de suspense e gráficos vibrantes de maneira quase idêntica ao original. A jogabilidade se adaptou perfeitamente aos smartphones, já que o game lembra um filme adolescente dos anos 80.

Oxenfree (Foto: Divulgação/Google Play)

Os jogadores controlam Alex, uma típica jovem repleta de problemas e dúvidas, que explora uma antiga ilha militar com seu grupo de amigos. Contudo, a noite de diversão rapidamente se transforma em confusão quando o grupo entra em contato com seres misteriosos por meio do rádio. Você pode escolher as linhas de diálogo da protagonista, fator determinante para definir o curso da história e seu final.

PES 2018

Pro Evolution Soccer 2018, o grande rival de FIFA, também recebeu uma edição para celulares pela Konami. O game apresentou os jogadores lendários, como o inglês David Beckham, em destaque no Android e iOS, e veio para substituir a versão de 2017 com diversas melhoras, mais recursos, ajustes nas partidas e dados atualizados dos times – de jogadores e técnicos – para ficarem de acordo com o início da temporada de 2017-18.

... tent-media__image-centered">

PES 2018 (Foto: Divulgação/Google Play)

A jogabilidade também recebeu aprimoramentos e o título inseriu a opção de registrar os amigos para jogar offline quando quiser. Mesmo sem um mouse ou controle, você consegue repetir as mesmas jogadas dos PCs e consoles. Os comandos foram otimizados para smartphones, bastando arrastar para passar a bola e tocar na tela para chutar.

Injustice 2

Injustice 2 é uma versão portátil do game de luta da NetherRealm Studios baseado em seu lançamento original para PS4, Xbox One e PC. Ela é grátis e traz um catálogo imenso de personagens da DC Comics – incluindo Batman, Lanterna Verde e Superman – e adapta com fidelidade a mecânica de combate já apresentada nos consoles e PCs.

Injustice 2 (Foto: Divulgação/Google Play)

A versão mobile traz o modo história, sistema de equipamentos com modificadores de atributos e uma arena competitiva online para disputar partidas com jogadores do mundo todo. Injustice 2 se destaca pela quantidade de conteúdo gratuita nos celulares e gráficos caprichados – apesar de exigir dispositivos mais robustos para rodá-lo sem problemas.

GRID Autosport foi lançado originalmente para PC, PS3 e Xbox 360 pela Codemasters, mas chegou este ano aos celulares com sistema iOS. Diferentemente de outros títulos da lista, este é pago, porém, apresenta uma qualidade a nível dos consoles e computadores.

GRID Autosport (Foto: Divulgação/Apple Store)

O conteúdo condiz com o preço e o título certamente está entre os jogos de corrida mais bonitos já feitos para celulares. A imersão é certa, pois os controles são customizáveis e o nível de dificuldade é adaptável para pilotos de todos os tipos. É perfeito para quem quer experiência do console dentro do bolso.

The Elder Scrolls: Legends

The Elder Scrolls: Legends é o jogo de cartas da Bethesda no melhor estilo Magic e Hearthstone. O game saiu primeiro nos PCs para depois ganhar uma versão mobile, que não teve dificuldades em adaptar a jogabilidade para o Android e iOS. Na verdade, The Elder Scrolls: Legends é mais agradável de se jogar nos smartphones tanto pelo formato como pela facilidade dos comandos.

The Elder Scrolls: Legends (Foto: Divulgação/Google Play)

O título traz tudo o que um cardgame deve ter: modo história, competitivo online, atualizações constantes e expansões, progressão por nível e campos de batalha que aprofundam as opções estratégicas. É bem completo para os fãs da série.

A versão mobile de Terra-Média: Sombras da Guerra saiu um pouco antes da edição para PC, PS4 e Xbox One, no entanto, a edição para Android e iOS já era uma ótima opção para viver as aventuras de Talion de uma maneira diferente. O título combina RPG, ação e um sistema de combate em tempo real no qual o jogador coordena seus aliados em campo.

Terra-média: Sombras da Guerra (Foto: Divulgação/Google Play)

O visual não chega ao nível dos consoles, porém, o game faz um bom trabalho em termos de textura e detalhes com uma visão isométrica. A combinação de controles simples e legendas em português torna a jogabilidade descomplicada e coloca o combate tático em evidência.

Don't Starve: Shipwrecked

Don't Starve: Shipwrecked (ou em português Don't Starve: Náufragos) é um DLC da série principal para PC e consoles. Já no Android e iOS, o jogo teve uma edição solo este ano, sem a necessidade do original. No papel de Wilson, um náufrago, os jogadores devem sobreviver ao clima tropical, suas estações e criaturas terríveis à espreita.

Don't Starve: Shipwrecked (Foto: Divulgação/Google Play)

Don't Starve: Shipwrecked é divertido e funciona bem nos celulares. Com comandos simples, visual idêntico à série e grande nível de dificuldade, o título apresenta o mesmo mundo desafiador das outras plataformas, só que agora está na praticidade do smartphone.

The Binding of Isaac: Rebirth

O remake do independente The Binding of Isaac: Rebirth foi mais um que recebeu uma versão paga para iOS. O título no estilo roguelike traz a mesma experiência do PS4 e PS Vita, jogabilidade desafiadora e temática polêmica repleta de controvérsias. Os controles adaptados são precisos, fáceis de assimilar e sem descartar a dificuldade original da série.

The Binding of Isaac: Rebirth (Foto: Divulgação/Apple Store)

O remake tem ótimas melhorias em relação ao original, em especial nos gráficos 2D. Isso se reflete em mais imersão para o mundo de Isaac no iOS. Na história, o garoto foge de sua mãe, que quer sacrificá-lo em nome do divino. Contudo, ao entrar no porão de sua casa para escapar, ele descobre um extenso labirinto repleto de criaturas estranhas.

Death Road to Canada

Death Road to Canada é um jogo de Windows, Linux e Mac que levou sua horda de zumbis sanguinários para o Android e iOS. O título tem quase o mesmo preço da primeira versão e traz suporte para controles com bluetooth no celular. O objetivo é simples: sobreviver aos zumbis enquanto recruta pessoas para sua equipe.

Death Road to Canada (Foto: Divulgação/Google Play)

É extremamente divertido com zumbis e tem o perfil certo para receber uma versão mobile. Há muito conteúdo para se explorar, comédia, eventos e controles muito de usar.

Thimbleweed Park

Thimbleweed Park é de Ron Gilbert e Gary Winnick, criadores dos clássicos Monkey Island e Maniac Mansion. Depois de levar a história de crime e mistério para os PCs e consoles, o game recebeu uma versão paga para Android e iOS com todo o conteúdo das outras plataformas.

Thimbleweed Park (Foto: Divulgação/Google Play)

O jogo é de aventura com uma pitada de investigação, o que o torna perfeito para celulares. A jogabilidade se adaptou muito bem, já que basta clicar nas opções para verificar itens e escolher diálogos nas conversas. Thimbleweed Park tem cinco personagens jogáveis e diversos mistérios para serem solucionados com uma boa dose de bom humor.

Quais os melhores jogos para Android? Comente no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo