As telas dos notebooks sujam o tempo inteiro, e limpá-las não é tão simples quanto parece. Normalmente feitas de LCD e LED, elas tendem a estragar com maior facilidade e exigem cuidados redobrados na limpeza. Qualquer pressão extra ou produto errado pode significar danos físicos - e por vezes irreparáveis - ao display.

Para evitar transtornos, o TechTudo reuniu dicas de como limpar corretamente a tela do notebook, orientando também sobre o que não fazer no componente. Veja e garanta uma tela impecável ao seu laptop.

Confira dicas de como limpar a tela do seu notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quais materiais usar

O utensílio mais importante é um pano limpo de microfibra ou 100% algodão, que têm a maciez ideal para o procedimento. Se a tela estiver apenas empoeirada, o pano seco é suficiente para a limpeza. Caso haja manchas de gordura, riscos ou marcas de dedos, use um borrifador para jogar água destilada no tecido sem deixá-lo molhado ou muito úmido.

Outra opção é comprar kits específicos de limpeza de tela, que custam cerca de R$ 20. Feitos especialmente para monitores de LCD e LED, atualmente os mais comuns em notebooks, os produtos costumam vir com um pequeno pano de microfibra e um frasco de líquido.

... 64,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">

Kit de limpeza de tela de notebooks e tablets (Foto: Divulgação/Rodabrill)

A composição varia muito em relação à fabricante; algumas adotam compostos baseados em água, enquanto outras têm álcool isopropílico na formulação. É necessário sempre ler a embalagem e se certificar para qual tipo de tela o kit é indicado.

Como limpar a tela

A primeira providência a tomar é desligar o notebook, inclusive da tomada. Além de evitar riscos em relação à rede elétrica, o passo lhe ajudará a enxergar melhor as sujeiras presentes no monitor. Também é importante posicionar o dispositvo contra a luz, de maneira que as impurezas sejam evidenciadas.

Como dito anteriormente, não é preciso umedecer o pano se apenas houver poeira. A atenção aqui está no movimento das mãos: deslize o tecido suavemente, de maneira que o pó não possa arranhar seu notebook. Um pincel de cerdas macias também pode ser usado neste caso.

Para sujeiras mais pesadas, borrife pouca água destilada ou o líquido do kit no pano adequado e então passe-o delicadamente pelo display. Faça isso em movimentos circulares e delicados. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias até que a macha saia, mas não empregue força ao passar o tecido contra a tela.

Use pano de microfibra ou 100% algodão para limpar tela do notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O que é proibido

O erro mais comum ao limpar a tela do notebook é usar produtos de limpeza doméstica comuns, como álcool etílico, detergente ou limpa-vidros. Isso porque vários componentes ressecam os displays, ocasionando danos que vão desde manchas e rachaduras até pixel morto.

A água comum é menos danosa ao hardware, mas os minerais e outras substâncias ali presentes também podem ocasionar manchas no monitor - por isso a preferência à água destilada. De qualquer forma, é extremamente importante nunca borrifar qualquer líquido diretamente no display, pois ele pode escorrer pelas frestas das bordas e estragar componentes internos do computador.

Produtos de limpeza domésticos podem danificar tela do notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outro equívoco recorrente é passar papel higiênico, papel toalha ou aquela camiseta velha (que não é 100% algodão) na tela. As fibras desses materiais podem riscar o LCD, causando danos permanentes ao aparelho. O algodão em si pode ser usado, é claro, mas ele provavelmente irá deixar fiapos que precisarão ser retirados depois com tecido adequado.

Outros cuidados

Sujar o notebook é inevitável, mas você pode fazer isso demorar mais tempo para acontecer. A dica mais simples, mas também eficaz, é fechar o dispositivo quando ele não estiver em uso. A medida reduz drasticamente o acúmulo de poeira, evitando limpezas constantes.

Outra sugestão é colocar uma película de tela no notebook, tal como você faz com seu celular. É claro que a proposta é menos proteger a peça contra quedas, e mais contra a sujeira. De quebra, a maior parte dessas películas traz função antirreflexo, melhorando a visibilidade. Ter uma case para transporte também reduz a entrada de poeira, principalmente se seu laptop é carregado de um lado para o outro com frequência.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo