A TV digital já é realidade em grande parte do Brasil. A previsão é de que até o final de 2018 todas as capitais e regiões metropolitanas tenham sinal 100% digital. Uma das vantagens desse tipo de transmissão, em relação ao analógico, é a alta definição da imagem e do áudio, até mesmo em deslocamento. Então, acompanhar a programação pelo smartphone, no ônibus ou na sala de espera do médico, por exemplo, se torna uma ótima opção para passar o tempo.

Os celulares com TV digital já estão no mercado há bastante tempo, mas você sabe quais cuidados deve ter ao comprar um? O tipo de antena, a compatibilidade com o sinal brasileiro e o consumo de bateria estão entre os pontos que devem ser considerados pelo consumidor. Confira nosso guia e entenda.

LG K10 é um modelo de entrada que oferece a função e já teve seu preço bastante reduzido desde o lançamento (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Recepção

Um smartphone com TV digital pode realizar a captação do sinal, que é o mesmo que chega aos aparelhos de televisão, de várias maneiras: por meio de uma antena telescópica, ou seja, integrada ao dispositivo; por um cabo de cerca de 15 cm, que é conectado na entrada do fone; ou ainda por uma antena agregada ao fone de ouvido. Por isso, fique atento se você vai precisar de acessórios sempre que for acessar a função no celular.

... iv class="progressive-img">

Celulares com TV Digital normalmente exigem o uso de antena (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Normas de TV digital no Brasil

Para que seu celular esteja apto a receber o sinal de TV digital no país, o ideal é que ele seja compatível com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso não deve ser problema para a maioria dos modelos das grandes marcas vendidas no Brasil, mas, antes de comprar, verifique se o fabricante fornece essa informação.

Uma garantia de que o telefone atende às normas técnicas da TV digital aberta é o selo DTV. Ele indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e, portanto, que o smartphone possui as especificações adequadas, tem garantia e assistência técnica no Brasil. É possível conferir a lista com todos os associados ao fórum no site oficial.

Novo intermediário da Samsung, Galaxy J7 Neo também transmite televisão digital (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Celulares importados

Muitas pessoas compram smartphones no exterior ou em sites estrangeiros. Porém, alguns cuidados são necessários, especialmente ao considerar a função de TV. Seu celular importado pode acabar sendo incompatível com o sinal de televisão no país, já que diferentes partes do mundo usam padrões diversos de transmissão. No Brasil, utilizamos o ISDB-TB, enquanto os Estados Unidos usam o ATSC e a Europa o DVB-T, por exemplo.

Além disso, alguns celulares importados com TV, mas que são vendidos aqui, recebem, na verdade, o sinal analógico, que deixará de operar totalmente em breve. Mesmo se o recurso funcionar, pode apresentar baixa qualidade, como imagem com chuviscos e ‘fantasmas’ ou som com chiado.

Outro objeto de preocupação, no caso dos aparelhos adquiridos fora do Brasil, é a garantia. Ela não é disponibilizada para seu produto, na maioria das vezes, por mais que o fabricante esteja estabelecido aqui. O Código de Defesa do Consumidor não tem, de fato, previsão para garantia a respeito de compras no exterior. No entanto, juristas dizem que a questão é aberta a interpretações e seria possível conseguir ao menos a garantia de 90 dias. De qualquer forma, é preciso também levar em consideração se há suporte e assistência técnica para o smartphone no país.

Antes de comprar um smartphone com TV Digital verifique a capacidade da bateria (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Consumo de bateria

A TV digital é uma funcionalidade que costuma ter um consumo considerável de bateria, então é importante verificar a capacidade do smartphone de interesse. Quanto maior a capacidade da bateria, melhor. Procure e compare a autonomia dos celulares para ter uma ideia se você conseguiria, por exemplo, assistir a uma partida inteira de futebol sem problemas.

Qual é o melhor celular com TV digital? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo