Pokémon Go é o jogo de realidade aumentada para iPhone (iOS) e Android que permite aos jogadores batalharem com os monstrinhos de bolso. Porém, os combates funcionam de forma bem diferente do que é visto nos outros games da série – e também com comandos únicos e um sistema que apenas parece simples. Conheça algumas dicas de funcionamento e melhore nas batalhas:

Pokémon Go pode roubar dados e informações? Entenda mitos e verdades

Batalhas: onde?

As batalhas ocorrem apenas nos ginásios, as grandes estruturas do jogo. Lá você pode treinar contra treinadores que estão dominando o ginásio – mas fazem parte do seu time –, ou lutar de verdade contra treinadores de outros times para tentar tomar o ginásio deles. O funcionamento dos embates para é o mesmo para ambos.

Entenda as batalhas de Pokémon Go e dicas para vencer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Atacar

Há apenas uma forma de atacar: toque no Pokémon alvo. Cada toque é um ataque do seu monstrinho, o que pode fazer com quem ele aplique vários golpes no oponente, até que a barra de vida dele seja reduzida a zero.

Defender

A defesa também é importante, mas na verdade funciona como uma esquiva. Arraste o dedo para os lados na tela durante o combate para escapar dos golpes do adversário. Mas seja ágil, pois as lutas não são em turnos, então é possível levar golpes sem nem perceber.

Entenda as batalhas de Pokémon Go e dicas para vencer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Forte contra fraco

Um dos principais pontos de Pokémon continua em Pokémon Go: os tipos fortes contra os fracos. É preciso seguir um pouco de lógica neste quesito, mas ajuda se o jogador tiver qualquer conhecimento prévio da série.

Entenda as batalhas de Pokémon Go e dicas para vencer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por exemplo, um Pokémon de fogo ou elétrico sempre terá vantagem sobre um de água, que por sua vez terá vantagem sobre um de pedra. Os golpes que têm vantagem sobre outros tipos geralmente dão o dobro de dano, então é boa ideia selecionar o Pokémon certo para a batalha.

Tipo Fraco contra Forte contra
Fogo Água, terra Grama, metálico, gelo
Água Elétrico, grama fogo, terra
Grama fogo, voador, venenoso água, terra
Elétrico terra água, voador
Terra água, gelo, lutador, grama elétrico, metálico, venenoso
Normal lutador nenhum
Voador Terra, elétrico Grama, lutador
Venenoso Terra, psíquico grama
Inseto Voador, fogo, metálico, gelo
... Grama, psíquico Fantasma Nenhum Psíquico Psíquico Fantasmas, inseto Lutador, venenoso Lutador Voador, psíquico Terra, metálico

Confira uma breve tabela com os fracos e fortes:

CP contra CP

Nem sempre o CP mais forte ganhará uma luta. O resultado ainda é muito influenciado pelo tipo de Pokémon e também por outras características, como o IV. Entenda como funciona o IV em Pokémon Go.

Peso e altura

O peso e altura do Pokémon influenciam na batalha. Se ele for bem pesado, terá golpes mais fortes. Se ele for alto, será mais ágil durante o embate. Fique sempre de olho nestes status nos seus Pokémon.

Entenda as batalhas de Pokémon Go e dicas para vencer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Conhecer os golpes

Saber os golpes dos Pokémon também ajuda bastante. Cada Pokémon só pode usar dois tipos de golpes por vez: um é o ataque normal e outro o especial – verifique-os na tela do seu Pokémon capturado, na parte inferior. Para usar o normal basta pressionar a tela durante o combate.

Entenda as batalhas de Pokémon Go e dicas para vencer (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já o golpe especial funciona de forma diferente: quanto mais ataques normais forem aplicados, uma barra de energia azul é preenchida. Quando ela estiver completa, toque no seu Pokémon para que ele use o ataque mais poderoso contra o oponente. Não funciona de forma aleatória, como alguns podem acreditar.

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo