O Windows 10 pode ganhar uma repaginada na forma de encontrar arquivos dentro do sistema operacional. A build 17040 liberada para participantes do programa Insider Preview, na semana passada, traz escondida uma nova forma de pesquisa. A descoberta foi feita pelo blog italiano Aggiornamenti Lumia, especializado no software da Microsoft e cita como inspiração a própria Apple.

A nova forma de pesquisa substitui a barra da Cortana, próxima ao botão iniciar e, quando ativada, fica flutuando na tela do desktop do Windows. O conceito é bastante parecido com o Spotlight (veja algumas dicas), ferramenta de busca usada no macOS, o sistema operacional para computadores da Apple.

Nova ferramenta de pesquisa traz elementos do Fluent Design (Foto: Reprodução/Youtube))

A ferramenta de busca está escondida nos registros da atualização mais recente da versão de teste do Windows 10. O recurso não está liberado para todos os idiomas e regiões. Em português, por exemplo, alguns usuários do Brasil podem não conseguir habilitá-la no sistema operacional.

Após fazer as modificações no regedit, a nova ferramenta de pesquisa pode ser acessada ao pressionar os botões Windows + S no teclado. Uma barra de buscas irá aparecer no meio da tela.

A pesquisa avançada traz as abas Tudo, Documentos, Web e Configurações. Os links são abertos no Microsoft Edge.

... er-container" style="padding-bottom: 56.1151079137%;">

Barra flutua na tela após apertar os botões no teclado (Foto: Reprodução/Youtube))

Porém, o que chama mais a atenção é o layout. A nova ferramenta incorpora elementos do Fluent Design, com partes translúcidas e cores frias. Este aspecto visual deve se tornar cada vez mais comum, não só no Windows 10, mas também no Xbox One e nos aplicativos da Microsoft para Android e iOS (iPhone).

Por enquanto, a nova ferramenta de busca está escondida na build 17040, liberada apenas para participantes do programa Insider Preview. As novidades da versã deve chegar para todos oficialmente na versão Redstone 4, próxima grande atualização do Windows 10, prevista para 2018.

Via Aggiornamenti Lumia e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo