Instagram e Tumblr permitem compartilhar fotos com seus seguidores. Conectar as duas redes sociais é uma forma de ter menos trabalho na hora de publicar imagens. É possível fazer o post com uma determinada foto, ao mesmo tempo nas suas plataformas, de diversas formas: há o compartilhamento manual, via terceiros como IFTTT ou a automatização presente nos dois serviços. Saiba todos os meios de fazer isso.

Como conectar Instagram e Tumblr (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Como publicar uma foto ao mesmo tempo nos serviços

Antes de publicar uma foto, dentro do próprio Instagram, é possível escolher compartilhar direto no Tumblr. Para isso, você precisa apenas tocar na opção da rede social e entrar com seus dados – login e senha – para realizar a ligação entre as duas.

... 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">

Como conectar Instagram e Tumblr (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

De agora em diante, toda vez que for compartilhar algo novo no Instagram, se desejar enviar o post também para o Tumblr, basta marcar a opção. Uma vez logado, não será necessário entrar com login e senha novamente.

Compartilhar uma foto antiga do Instagram no Tumblr

Outra boa opção, e também prática, é compartilhar no Tumblr uma publicação que já esteja no ar no Instagram. Para isso, escolha o post que deseja enviar e toque no menu de três pontos que aparece no topo direito da tela, acima da foto.

Como conectar Instagram e Tumblr (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em seguida, toque em compartilhar para escolher o Tumblr – também é necessário entrar com login e senha, caso ainda não tenha feito em seu perfil. O envio da publicação ocorre de forma similar ao que é feito na primeira dica, mas esta só vale para fotos já publicadas.

Compartilhar o link

Há sempre a opção de compartilhar diretamente o link da publicação do seu Instagram direto no Tumblr. Para isso abra o post em seu navegador de preferência, copie o link e, em seguida, abra seu perfil no Tumblr.

Como conectar Instagram e Tumblr (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

No Tumblr, não publique como texto: escolha a opção “Link” e cole o que foi copiado para sua área de transferência. Por fim, clique em “Publicar”. O post será feito na plataforma, mas de forma clicável, que pode levar o visitante ao Instagram do autor da foto.

Usando o IFTTT

O IFTTT é um serviço que cria tarefas automatizadas em sites e ferramentas diversas pela web. Ele conecta outros serviços, que permitem configurar ações sem que seja necessário você ativá-las manualmente, mais tarde.

O serviço é compatível com Tumblr e Instagram e oferece formas de conectar as duas redes. Há, inclusive, uma dica que permite compartilhar tudo que é publicado em uma rede, no feed da outra, desde que seja concedido o acesso pelo usuário.

Para isso, basta ativar a função (ifttt.com/applets/-instagram-photos-to-tumblr). Faça login em suas contas do Instagram e Tumblr para permitir o serviço. Por fim, basta ativar clicando em “On”, ou “Ligar”.

Como conectar Instagram e Tumblr (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tumblr: como criar uma lista específica de tumblrs para acessar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo