Os drones são ótimas ferramentas de trabalho e lazer, mas também podem ser utilizados para causar problemas que envolvem segurança e privacidade. Pensando nisso, a DJI anunciou o AirScope, sistema que promete identificar e monitorar com precisão todos os quadricopteros da marca e até de outros fabricantes.

O sistema em questão detecta imediatamente quando um drone é ligado e consegue obter dados de localização, velocidade, direção, altitude, número de registro e outros. O interessante é que ele não utiliza nenhum equipamento adicional para funcionar, apenas o sinal emitido pela conexão entre um drone e seu controle remoto.

DJI AirScope consegue monitorar e identificar drones em pleno voo (Foto: Divulgação/DJI)

Segundo a empresa, o AirScope já está sendo testado em dois aeroportos internacionais desde abril deste ano e tudo indica que as autoridades de segurança, como polícias, agências e órgãos autorizados poderão desfrutar da tecnologia para monitorar, analisar e identificar proprietários que estejam causando problemas.

“As autoridades querem ter certeza de que poderão manter sob controle drones que estejam sobrevoando perto de áreas sensíveis ou que possam exigir algum tipo de atenção maior. O DJI AirScope responde a essa necessidade com uma tecnologia simples, confiável e acessível", disse o vice-presidente de Relações Governamentais e Assuntos Legais da DJI, Brendan Schulman.

... ogressive-img">

A empresa busca aumentar a segurança do espaço aéreo (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

A solução estará disponível para outras empresas, desde que elas configurem os seus aparelhos para transmitir as informações necessárias. Além disso, a DJI garante que a maioria dos dados coletados não serão armazenados em banco de dados dos governos, visto que o AirScope não guarda nenhuma informação em serviços de internet.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo