Com hardware simples e preço convidativo, o Aspire ES1 533 é um dos notebooks de entrada da Acer no Brasil. Equipado com processador Intel Celeron, o laptop tem um perfil adequado para quem não quer gastar muito, se dispondo a abrir mão de alta performance, design mais elaborado e nível de recursos técnicos mais avançados. A seguir, você vai conhecer em detalhes o perfil do notebook e descobrir se a compra faz sentido diante das suas necessidades e e do seu bolso.

Notebook da Acer possui tela de 15,6 polegadas tem resolução HD (Foto: Divulgação/Acer)

Tela

O Aspire apresenta uma tela LCD de 15,6 polegadas e resolução HD de 1366 x 768 pixels. Embora esta taxa possa ser considerada baixa num mundo de monitores e TVs 4K e de smartphones acessíveis com tela Full HD, a resolução é suficiente para curtir streaming de vídeos, navegar na Internet e usar aplicações de produtividade e escritório.

Design

Se a tela já antecipa a vocação de produto de entrada, o design discreto e a construção em plástico confirmam o posicionamento do ES1 533 entre as opções mais em conta do mercado brasileiro.

O Aspire segue uma doutrina de design meio polêmica, mas que vem sendo mantida pela Acer: a maioria das interfaces do computador fica na borda traseira, atrás da tela: a posição pode necessitar que o usuário se acostume, mas quem já usou notebook na cama com fones de ouvido, cabo de energia, pendrives e HDs externos conectados pode acabar gostando bastante da

... novidade.

Aspire ES1 533 tem espaço para teclado numérico (Foto: Divulgação/Acer)

A máquina não é leve, pesa 2,4 quilos, mesmo sem oferecer drive ótico. O teclado é ABNT e conta com teclas numéricas dedicadas, ferramenta útil para quem estuda ou trabalha em setores financeiros ou envolvidos com projetos de engenharia e desenvolvimento.

Processador, RAM e disco rígido

Computador tem solução interessante: portas são concentradas na parte traseira (Foto: Divulgação/Acer)

O notebook da Acer vem equipado com um processador Celeron, entre os mais simples da Intel no momento. Dotado de quatro núcleos, a CPU opera entre 1.1 e 2.2 GHz. A placa de vídeo é integrada, também da Intel, na forma da Intel HD Graphics 500. Assim como o processador, trata-se de uma GPU simples. Em termos de memória RAM, o Acer Aspire conta com 4 GB de DDR3 e são 500 GB de armazenamento em um disco rígido comum.

Essa combinação dá ao notebook um perfil e hardware modesto, suficiente para uso casual e que não deve ser considerado por quem precisa de um computador mais musculoso. A combinação de processador de entrada e placa de vídeo simples são suficientes apenas para jogos mais antigos, ou então para games não muito ambiciosos graficamente.

Conectores e interfaces

O Aspire E21 533 é equipado com leitor de cartões, uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.0. Há entrada para fones de ouvido, RJ45 para redes e saída HDMI. Em termos de interfaces sem fio, o computador usa Bluetooth e Wi-Fi.

O perfil do Aspire ES1 é simples em termos de interfaces, mas não chega a ser restritivo, embora apenas duas portas USB possam causar mais dificuldades para quem gosta de usar um mouse em vez do touchpad, por exemplo.

Bateria e peso

Computador tem acabamento em plástico e pesa 2,4 quilos (Foto: Divulgação/Acer)

Segundo a Acer, a bateria do Aspire ES1 permite que o computador funcione por até seis horas. A duração não chega a impressionar e está relacionada com o fato de que o computador usa uma bateria relativamente pequena, de 3.220 mAh (há celulares com baterias de maior capacidade).

É possível que sacrifícios tenham sido feitos no componente para reduzir o peso da máquina, que mesmo com a bateria pequena, pesa 2,4 quilos. Como trata-se de um computador com tela de 15,6 polegadas, é bom preparar uma mochila grande, se você pretende carregar o computador com para todo lugar.

Garantia e assistência técnica

A garantia padrão oferecida pela Acer cobre o consumidor contra defeitos de fabricação pelo período de um ano. Em relação à assistência técnica, a marca oferece atendimento para reparos, que podem ser realizados tanto dentro como fora do programa de assistência. Entretanto, para ter direito a esses serviços, o computador pode precisar ser enviado a centrais de atendimento da marca num processo que pode levar 30 dias até que o atendimento seja realizado.

Conclusão

Vendido a R$ 1.799 na loja oficial do fabricante (mas esse preço pode cair na faixa dos R$ 1.500 no varejo), o Aspire ES1 533 não esconde o perfil modesto. De configurações espartanas em todos os quesitos, o notebook se volta a quem abre mão de alta tecnologia e mais performance em favor do bolso.

Mas, mesmo nesses parâmetros, o notebook encontra competição pesada, já que há opções no mercado com configurações melhores com o mesmo patamar de preço: o Lenovo IdeaPad 320 com Core i3, o Samsung Essentials E35S e Dell Inspiron 15 5566 também com i3 são apenas alguns exemplos de PCs com configurações melhores num mesmo patamar de preços (se não até mais baratos).

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo